Buscar

Sinais de Perda Auditiva em Crianças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1-“Existem sinais que podem levar os pais a suspeitarem que seu filho esteja apresentando uma perda auditiva. São sinais como: o balbucio da criança é reduzido ou some subitamente por volta dos oito meses, sendo substituído por gritos; a criança pode não entender ordens simples que parece ter uma evolução de linguagem comprometida; a distração é grande; a não reação à sons fortes e ao nome são alguns dos sinais mais frequentes para a suspeita de uma deficiência auditiva. Após a suspeita, inicia-se a investigação: procura por médicos e exames. O diagnóstico deve ser realizado o mais breve possível, pois quanto mais cedo detectado o problema, melhor vai ser o desenvolvimento de linguagem da criança.”
De acordo com os artigos lidos, a criança surda pré-linguística é aquela em que:
	A - A criança nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros meses de vida não teve acesso à língua materna (língua de sinais). Texto 1 – As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda Página 28.
A criança que nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros anos de vida é chamado de pré-linguístico, ou seja, não teve acesso a à língua materna, no caso de pais ouvintes, na modalidade oral.
Questão 2 - “(...) A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se dois tempos: antes dos 03 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso existe uma surdez pós-locutiva, posterior a aquisição da fala”.
Leia e analise as afirmativas sobre as consequências decorentes da perda auditiva: 
I - A criança que nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros anos de vida tem memória sensorial auditiva e utiliza a língua materna.
II – A criança que nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros anos de vida não teve acesso a língua materna, ou seja, pais ouvintes, na modalidade oral. CERTO
III – As crianças surdas pré-linguísticas são as que nasceram surdas ou ensurdeceram nos primeiros meses de vida. CERTO
IV – As crianças surdas pós-linguísticas são aquelas que tiveram contato com a língua materna, adquirindo os conceitos dessa língua. CERTO
Questão 3- “A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.” 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
A-Déficit de atenção e Hiperatividade
B-Retardo do processamento da informação recebida
C-Desinteresse intencional
D-Compreensão total da mensagem
E-Problema da atenção dividida. CERTO
Questão 4 - “Os educadores refletiram sobre os processos de instrução e sobre as estratégias comunicativas mais adequadas à forma de aprender das pessoas surdas”.
Tendo em vista esta citação, analise as afirmativas abaixo quanto ao recurso didático do livro ilustrado, o qual, conforme o estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, na escola, tem um grau de importância elevado para a pessoa surda na medida em que transmite valores e ideologias, bem como proporciona a aquisição de diversos conhecimentos, permitindo então a...
I. Elaboração de seu pensamento. CERTO
II. Elaboração de seus sentimentos. CERTO
III. Elaboração do seu desenvolvimento cognitivo por meio da fantasia e imaginação. CERTO
IV. Sua autonomia, descartando os demais recursos pedagógicos.
V. Utilização da sua criatividade uma vez que a linguagem nesses livros é visual. CERTO
Questão 5 - “Infelizmente, o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normalização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade.” A terminologia correta ao referir-se a pessoa com deficiência auditiva é...
A - Mudinho
B - Surdo Mudo
C - Incapaz
D – Surdo. CERTO
E – Ouvinte
Questão 6 - “A teoria cultural se expressa como sucessão de identidades no mundo contemporâneo, para que os sujeitos sociais valorizem, expressem suas diferenças, suas culturas especificas, em busca da afirmação cultural (...)  O povo surdo participa do espaço, da luta pela educação e pelos direitos culturais. O surdo tem a capacidade de discutir política, fazer exigências sociais e criar associações com o intuito de viver em Em relação a cultura surda e a surdez, é correto afirmar:
 Os surdos e ouvintes residentes no brasil compartilham uma serie de hábitos e costumes que são próprio dos brasileiros. CORRETA . Todavia, pelo fato de surdos e ouvintes encontrarem-se imersos, normalmente, no mesmo espaço físico e partilharem de uma cultura ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Por esse motivo, Skliar (1998: 28) defende que 'é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica.')
Questão 7 - “A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente, no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, como segunda língua”.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, as políticas linguísticas preconizam o acesso à produção cultural produzida aos surdos. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
	O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras. CORRETO : Você acertou!
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 48 e 49. Quadros (2000: 6) acrescenta que 'o processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas: o relato de estórias e a produção de literatura infantil em sinais.

Mais conteúdos dessa disciplina