Buscar

Resumo - Anemias associadas a alterações no metabolismo do ferro.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANEMIA FERROPRIVA
- É uma anemia Microcítica e Hipocrômica, pode ser causada por um carência nutricional de ferro, menor absorção intestinal ou por problemas no transporte de ferro pela ausência congênita da transferrina. 
- Também pode ser causada por algum fator que leve a perda do ferro, como: sangramento gastrointestinal, hemorroidas, hiperfluxo menstrual. 
- Como também, por necessidades fisiológicas, por exemplo, na infância, gravidez e lactação.
Sinais e sintomas
- Cansaço, sonolência, cefaleia, alteração da visão, palidez, glossite atrófica (língua), coiloníquia (unhas), formigamentos das mãos e pés e sintomas gástricos.
Estádios de deficiência do ferro
A deficiência do ferro desenvolve-se de maneira lenta, que pode se dividir em três etágios:
 1º estágio – Depleção de ferro: Perda de sangue ou necessidade excedente à absorção; ferro mobilizado dos estoques; estoques de ferro diminuem; ferritina sérica diminui e a absorção de ferro aumenta.
2º estágio – Deficiência latente de ferro: Estoques de ferro consumidos, concentração do ferro sérico diminui, saturação de transferrina cai abaixo de 15%; falta de ferro para síntese da heme.
3º estágio – Anemia Ferropriva: é detectada anemia inicialmente normocítica e normocômica, gradualmente torna-se microcítica e hipocrômica. É causad pela deficiência do ferro, esgotamentos dos seus estoques, oferta insuficiente para medula óssea, síntese reduzida da heme, produção reduzida de hemoglobina que leva a anemia microcítica e hopocrômica.

Mais conteúdos dessa disciplina