Buscar

TRABALHO G2 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II Relatório (1)

Prévia do material em texto

Aníbal Ermício Barreira da Silva
Hiago Dias Neves Noleto
Josilson Marinho Correia
RELATÓRIO DE VISITA - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - QUADRA 401 SUL
REVESTIMENTOS, IMPERMEABILIZAÇÃO E PINTURA
Palmas – TO
2016
Aníbal Ermício Barreira da Silva
Hiago Dias Neves Noleto
Josilson Marinho Correia
RELATÓRIO DE VISITA - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - QUADRA 401 SUL
REVESTIMENTOS, IMPERMEABILIZAÇÃO E PINTURA
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA, como requisito parcial para Componente Curricular: Tecnologia da Construção II - G2, Turma 0547.
Prof.: Fabrício Bassani
Data: 07/11/2016
Local da Obra: Escola de Tempo Integral, localizada na Quadra 401 Sul, em frente a Loja Havan.
Palmas – TO
2016
1 - INTRODUÇÃO
	No dia 07 de novembro de 2016, às 8h, foi realizada uma visita técnica na Escola de Tempo Integral, localizada na Quadra 401 Sul, em frente à Loja Havan, obra executada pela Construtora Centro Norte Ltda - COCENO. Aonde foram observados na estrutura da obra, mais especificamente os procedimentos de revestimentos e impermeabilização da piscina e pintura em salas de aula. Contamos com a presença e acompanhamento da Engenheira responsável pela obra Ana Carolina, na qual nos repassou diversas informações pertinentes a esta obra alem de materiais utilizados e processo de execução. 
	. 
Imagem de satélite da obra - Fonte: Google Eatrh - 14/06/2016
2 – REVESTIMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÃO
2.1 - Materiais e suas características:
Na fase de revestimento e impermeabilização da piscina olímpica, a empresa optou por utilizar materiais com características especificas a ambientes úmidos com alto padrão de qualidade proporcionando a melhor estanqueidade, prolongando a vida útil da estrutura, os materiais foram:
Especificações técnicas.
NBR 11.905 - Sistema Impermeabilizante composto por cimento impermeabilizante e polímeros;
NBR 9575:2010 - Impermeabilização –Sistemas e projetos;
NBR 9574:2008 - Execução da impermeabilização.
VIAPLUS 7000, material indicado para ambientes com constante presença de água ou sempre úmidas, Revestimento impermeabilizante, flexível, bi componente à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência, flexibilidade e impermeabilidade.
- Imagem do material na obra (VIAPLUS 7000)
Preparação do produto
O produto é fornecido em dois Componente A (resina) –Resinas termoplásticas e aditivos especiais. Componente B (pó cinza) - Cimentos especiais contendo aditivos impermeabilizantes e plastificantes e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Adicione aos poucos o componente B (pó cinza) ao componente A (resina) e misture mecanicamente por 3 minutos, dissolvendo possíveis grumos que possam se formar, obtendo uma pasta homogênea. Após misturado os componentes A e B, o tempo de utilização desta mistura não deverá ultrapassar o período de 40 minutos, na temperatura de 25 °C. Passado este períodonão recomendamos sua utilização. Não adicione em hipótese alguma água na mistura do Viaplus 7000
.
VIAPLUS 1000, material indicado para ser utilizado em estruturas sujeitas a infiltração, e um revestimento impermeabilizante, semi-flexível,bicomponente(A+B), à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros de excelentes características impermeabilizantes. 
- Imagem do material na obra (VIAPLUS 1000)
Preparação da superfície
O substrato deverá apresentar-se limpo, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos, desmoldantes ou qualquer tipo de material que possa prejudicar a aderência Quando em estrutura de concreto recomenda-se a lavagem com escova de aço e água ou jato d'água de alta pressão.
Os ninhos e falhas de concretagem deverão ser tratados com argamassa de cimento e areia, traço 1:3, amassada com solução de água e emulsão adesiva 
Viafixna proporção de 2:1 em volume ou com Viaplus ST.Quando ocorrer jorros d'água em estruturas com influência do lençol freático, execute o tamponamento com cimento de pega ultrarápida Pó2, após prévio preparo do local.
Argamassa especial portokoll de assentamento para piscianas, Asenta todos os tipos de peças cerâmicas, pastilhas de porcelana e porcelanatos convencionais em piscinas, saunas, pisos e paredes internos e externos. Liberação para enchimento e uso 7 dias após assentamento.
AC III
Piscinas e saunas
Alta performance
Reistência a produtos químicos
Cerâmicas, porcelanatos e pastihas de porcelana
Embalagem: Saco 20 kg
 - Imagem do material na obra (PortoKoll)
Rejuntamento Colorido Piscinas (Acqua-Flex) resistente à formação de algas e fungos. Pode ser usado para rejuntar peças cerâmicas dos tipos grés, semigrês, porosas e monoporosas, em pisos e paredes internos e externos, especialmente em piscina e áreas molhadas, em juntas de 2 a 10 mm. Libera o enchimento da piscina em 48 horas.
Tipo II
Piscinas, saunas e áreas úmidas
Impermeável
Flexível
Proteção contra fungos e bactérias
Juntas de 2 a 10 mm
Embalagem: Saco Stand up Pouch de 4 Kg e Saco Plastico de 20 kg
 Revestimento cerâmico para piscina 20x20cem Eliane, junta de assentamento 2 a 10mm, 1.72m² por caixa.
- Aplicação do revertimento ceramico para piscina colorido 
 Tela de poliéster Mantex é uma malha de poliéster especialmente desenvolvida como auxiliar na impermeabilização de trincas e fissuras em lajes de cobertura, proporcionando um reforço na membrana de impermeabilização, em trincas e em juntas de dilatação.
Características:
- Aplicação da tela de poliester
2.2 - Métodos de aplicação na obra
Equipamentos de proteção individual (EPI)
Mascara 
óculos de proteção
luvas de borracha
Capacete
Botas de borracha impermeável
Ferramentas de aplicação
Balde 
Desempenadeira 
Misturador manual ou elétrico.
Trincha ou vasoura
Segundo relato dos funcionários da parte de execução do projeto da piscina, na aplicação da impermeabilização e do revestimento, se consistiu em limpar toda a parte superficial onde foi aplicado o material, a aplicação da primeira demão de viaplus 1000 em espessura significativa ate cobrir toda a superfície, em seguida nos vértices e pontos mais críticos se aplicou uma tela de poliéster ajudando a prevenir as trincas, em seguida aplicou se duas demãos de viaplus 7000, finalizando a camada de impermeabilização e esperando a cura de 5 a 7 dias após a aplicação, iniciou se a fase de revestimento utilizando argamassa de assentamento própria para piscina, colando o revestimento cerâmico próprio para piscina com dimensões de 20x20cm e rejuntando com rejunte Acqua-Flex, prevenindo contra algas e fungos alem de vedar as juntas.
Piscina 25 x 20
- Aplicação do rejunte e revestimento cerâmico para piscina
3 – REVESTIMENTO E PINTURA
3.1 - Materiais e suas características
Na fase de revestimento e pintura das salas de aula a empresa optou por utilizar uma argamassa com mesma característica de pigmento que a pintura, pois alem de acelerar o processo, minimiza os gastos de tinta evitando uma segunda demão de material.
Especificações técnicas.
É uma tinta de alto desempenho, de fácil aplicação, baixo respingo, ótima cobertura e resistência às intempéries com excelente alastramento. Sem cheiro em até 3 horas após a aplicação.
Composição:
́Tinta Base d’ água
Características do produto
- Rendimento: até 19m²/L por demão
- Secagem ao toque: 2Hr Final: 12Hr
- Diluição: 20 a 30% de água, mexer até diluição.
- Nº de demãos: 2 a 3 com intervalo de 4 horas
- Aplicação: Rolo de lã, pincel, trincha ou pistola.
Aplicação principal: Indicada para pintura de superfícies externas e internas de reboco, massa acrílica, texturas, concreto, fibrocimento e superfícies internas demassa corrida e gesso.
Massa Corrida 
Descrição:É uma massa indicada para corrigir e nivelar imperfeições das superfícies internas, proporcionando um acabamento mais liso e requintado.
Selador Acrílico Maxvinil 
Descrição: É utilizado como primeira demão em superfícies não seladas, proporcionando uniformidade na absorção e maior rendimento ao seus produtos de acabamento.
3.2 - Métodos de aplicação na obra
Equipamentos utilizados (EPI)
Mascara 
óculos de proteção
luvas de borracha
Capacete
Botas de borracha impermeável
Ferramentas de aplicação
Desempenadeira
Lixadeira elétrica 
Equipamento airlles para projeção de tinta
Pernas mecânicas para pintores
Obs: O SERVIÇO DE PINTURA DA EDIFICAÇÃO FOI REALIZADO POR EMPRESA TERCERIZADA.
Após a limpeza da superfície e aplicação do selador iniciou se o possesso de aplicação da massa corrida colorida com auxílio de desempenadeira , após a secagem o procedimento de correção para retirada do excesso e polimento foi feito com o auxilio da lixadeira elétrica.
A aplicação da pintura foi realizada com uma maquina pressurizada airlles, facilitando o trabalho e chegando a realizar ate 1200m² de pintura por dia variando de acordo o grau de dificuldade para detalhamento e isolamentos, a diluição e feita de acordo a característica da tinta de estiver com testura grossa, adiciona se água pois a tinta e a base d’agua, para melhor desempenho do equipamento.
 
4 - CONCLUSÃO
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NBR 9574/1986 - Execução de Impermeabilização;
NBR 9575/2003 - Elaboração de projetos de Impermeabilização;
NBR 9689/1986 - Materiais e Sistemas para Impermeabilização 
NBR 8214/1983 - Assentamento de azulejos - Procedimento
NBR 13245/1995 - Execução de pinturas em edificações não industriais
http://www.viapol.com.br/media/140866/ft-viaplus-7000-16-06-2016.pdf
http://www.viapol.com.br/media/140860/ft-viaplus-1000-16-06-2016.pdf
http://portokollpremium.com.br/produto-int.php?prodID=26&catID=6
http://www.maxvinil.com.br/produtos/parede/premium_001.html
ANEXO
OBS.: Segue em anexo cd com as fotos e vídeos gravados na visita.
13