Buscar

SANEAMENTO BÁSICO 1

Prévia do material em texto

SANEAMENTO BÁSICO
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCE1185_EX_A1_201807235971_V7 
	04/11/2018 15:27:34 (Finalizada)
	Aluno(a): EDSON ALVES PINTO
	2018.2 - F
	Disciplina: CCE1185 - SANEAMENTO BÁSICO 
	201807235971
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos indicadores biológicos utilizados para avaliar a qualidade da água é incorreto afirmar:
		
	
	As algas, apesar de terem grande importância para o equilíbrio ecológico do meio aquático e de serem responsáveis por parte do oxigênio presente na água, podem acarretar também alguns problemas.
	
	Os Microorganismos patogênicos, são introduzidos na água junto com matéria fecal de esgotos sanitários e podem ser de vários tipos: bactérias, vírus e protozoários.
	 
	Os coliformes fecais não são utilizados como indicadores da presença potencial de organismos patogênicos na água.
	
	As algas podem levar a produção excessiva de lodo e à liberação de vários componentes orgânicos, que podem ser tóxicos ou produzir sabor e odor desagradáveis.
	
	O desenvolvimento de camadas de algas nas superfícies de reservatórios, causa turbidez .
	
Explicação:
Os coliformes fecais SÃO utilizados como indicadores da presença potencial de organismos patogênicos na água.
 
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
		
	
	apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos
	
	a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre
	
	a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta
	
	o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta
	 
	a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações
	
Explicação:
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água modificando a qualidade d água e sua quantidade disponível para  o consumo das populações.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os poluentes podem ser introduzidos no meio aquático de forma:
		
	
	Difusa e conciso.
	
	Conciso e impontual.
	
	Pontual e conciso.
	 
	Pontual e difusa.
	
	Difusa e impontual.
	
Explicação:
Os poluentes podem ser introduzidos no meio aquático de forma Pontual e difusa.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre as afirmativas a baixo, indique quais são verdadeiras e quais são falsas.
		
	
	Valores de OD próximos a 0 mg/l indicam a presença de algas marinhas realizando fotossíntese.
	
	Águas com altos teores de oxigênio dissolvido (OD) indicam que próximo ao local houve despejo de efluentes ricos em matéria orgânica.
	 
	O oxigênio dissolvido (OD) é o principal parâmetro de caracterização dos efeitos da poluição das águas decorridas por meio de despejos orgânicos.
	
	A demanda química de oxigênio (DQO) é a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação da matéria orgânica, por meio de um agente biológico.
	
	A presença de coliformes termotolerantes na água indicam, geralmente, a ausência de microrganismos patogênicos na água oriundos de material fecal de animais de sangue quente.
	
Explicação:
Se houver oxigênio dissolvido no meio, a decomposição será feita por bactérias aeróbias, que consomem o oxigênio dissolvido existente. Se o consumo de oxigênio for mais intenso do que a capacidade do meio para repô-lo, haverá seu esgotamento e a inviabilidade da existência de vida para os organismos que dependem do oxigênio para respirar;
Se não houver oxigênio dissolvido no meio, haverá a decomposição anaeróbia, com a formação de gases, como o metano (CH4) e o gás sulfídrico (H2S).
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em sua origem, o vocábulo poluição está associado ao ato de manchar ou sujar, o que demonstra a conotação estética dada à poluição, quando essa passou a ser percebida. Entretanto, a alteração da qualidade da água não está necessariamente ligada somente a aspectos estéticos, já que a água de aparência satisfatória para um determinado uso pode conter microrganismos patogênicos e substâncias tóxicas para determinadas espécies e águas com aspecto desagradável podem ter determinados usos. É importante distinguir a diferença entre os conceitos de poluição e contaminação, já que ambos são, às vezes, utilizados como sinônimos.
Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa FALSA.
		
	
	A ocorrência de poluição não implica necessariamente riscos à saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos.
	
	A contaminação refere-se à transmissão de substâncias ou microrganismos nocivos à saúde pela água. 
	
	A ocorrência da contaminação não implica necessariamente em um desequilíbrio ecológico. Assim, a presença na água de organismos patogênicos prejudiciais ao homem não significa que o meio ambiente aquático esteja ecologicamente desequilibrado.
	
	A noção de poluição deve estar associada ao uso que se faz da água.
	 
	Os efeitos resultantes da introdução de poluentes no meio aquático independem da natureza do poluente introduzido, do caminho que esse poluente percorre no meio e do uso que se faz do corpo de água. 
	
Explicação:
É importante distinguir a diferença entre os conceitos de poluição e contaminação, já que ambos são, às vezes, utilizados como sinônimos. 
A noção de poluição deve estar associada ao uso que se faz da água. 
A contaminação refere-se à transmissão de substâncias ou microrganismos nocivos à saúde pela água. 
A ocorrência da contaminação não implica necessariamente em um desequilíbrio ecológico. Assim, a presença na água de organismos patogênicos prejudiciais ao homem não significa que o meio ambiente aquático esteja ecologicamente desequilibrado.
De maneira análoga, a ocorrência de poluição não implica necessariamente riscos à saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos.
Os efeitos resultantes da introdução de poluentes no meio aquático dependem da natureza do poluente introduzido, do caminho que esse poluente percorre no meio e do uso que se faz do corpo de água. 
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O processo de eutrofização causa a proliferação de algas e da vegetação aquática, alterando o sabor, odor e coloração dos mananciais. O processo é responsável ainda por causar um aspecto desagradável aos corpos hídricos, com danos à vida aquática, devido à diminuição da penetração da luz solar, do nível de oxigênio dissolvido, além de causar prejuízos à navegação e ao funcionamento de bombas e turbinas. As principais fontes de poluição causadoras deste processo são ricas em:
		
	
	lixo hospitalar.
	
	material particulado.
	
	águas de resfriamento.
	
	poluentes atmosféricos.
	 
	nutrientes.
	
Explicação:
Os excessos de nutrientes nos corpos de água podem levar ao crescimento de alguns organismos aquáticos, acarretando prejuízo a determinados usos dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
Esses nutrientes, notadamente os sais de nitrogênio e o fósforo, são comumente responsáveis pela proliferação acentuada de algas, às quais podem prejudicar a utilização de mananciais de água potável.
Os nutrientes chegam aos corpos de água por meio da erosão de solos, pela fertilização artificial dos campos agrícolas ou pela própria decomposição natural da matéria orgânica biodegradável existente no solo e na água.
	
	
	 
	
	 7a QuestãoO tratamento de esgoto objetiva a remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas, a fim de garantir à população o acesso aos recursos hídricos e evitar a transmissão de doenças. Em um contexto mundial de escassez e estresse hídrico, a preservação das águas e a manutenção de sua qualidade não são apenas fundamentais, mas vitais. Nesse cenário, o tratamento de esgotos sanitários domésticos e industriais é indispensável. De acordo com este texto analise as proposições abaixo: I. A composição dos esgotos domésticos varia de acordo com os hábitos alimentares, culturais e sociais, podendo apresentar compostos orgânicos e uma elevada carga de compostos inorgânicos, como metais pesados. II. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. III. No Brasil o saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário estão presentes em 75% dos lares brasileiros. IV. O atraso no Brasil em políticas de saneamento básico deve-se ao fato de não termos uma legislação que trate especificamente desse assunto. É correto o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV, apenas
	
	I, apenas
	 
	I e II, apenas
	
	I e III, apenas
	 
	II, apenas
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A poluição das águas é entendida como a adição de substâncias que alteram a natureza do corpo d'água de uma maneira tal que prejudique os legítimos usos que dele são feitos. Um dos principais agentes poluidores das águas são os metais pesados. Abaixo, todos são possíveis efeitos poluidores dos metais pesados, EXCETO:
		
	
	a inibição do tratamento biológico de esgotos.
	 
	o crescimento excessivo de algas.
	
	os problemas na disposição do lodo na agricultura.
	
	a toxicidade.
	
	a contaminação da água subterrânea.
	
Explicação:
O crescimento de algas ocorre quando temos poluição por matéria orgânica não ocorrendo com a presença de metais pesados.

Continue navegando