Buscar

Aula 3 Planejamento para implantação do PSC

Prévia do material em texto

Aula 3 – Planejamento para implantação do PCS
Premissas para a implantação de um PSC
Quais objetivos devem ser atingidos para a implantação de um PSC?
Assim como qualquer projeto, os objetivos a serem atingidos devem ser bem definidos, garantindo o seu alinhamento com os anseios da organização na busca de uma forma de remuneração adequada e alinhada às técnicas já consagradas nesta área.
Deverão ser verificadas todas as informações necessárias para a verificação das dimensões do projeto. Serão utilizados relatórios preliminares que demonstrem, entre outras informações:
O número de cargos existentes na organização.
A quantidade de cargos por grupo ocupacional.
Os grupos ocupacionais existentes.
A quantidade de empregados por cargo.
A quantidade de cargos por área.
Metodologia
Com base nos relatórios preliminares, deverá ser definida a metodologia a ser empregada. O sistema de pontos é o mais utilizado, sendo de domínio público e de resultados satisfatórios.
Cronograma de implantação
Um cronograma das etapas que serão realizadas deverá ser elaborado, para a definição do prazo de implantação, divulgado entre todos os participantes do processo de implantação.
A definição dos prazos deve ser amplamente divulgada entre todos os gestores, para que reservem em suas agendas pessoais as datas para participação em reuniões do comitê, assim como tornar disponíveis os diversos profissionais de sua respectiva equipe que prestarão informações para a elaboração das descrições de cargo.
O acompanhamento do cronograma torna o processo transparente e de domínio geral da organização.
Responsável pelo projeto
Mas quem deve se responsabilizar pelo projeto?
A coordenação do projeto requer um profissional de remuneração, com conhecimento profundo do processo de implantação, bem como de toda a organização, por se tratar de um processo que terá impacto direto na estrutura de funcionamento dos cargos e no orçamento da organização, além de refletir diretamente nas expectativas dos colaboradores.
A coordenação do projeto requer do responsável também o reconhecimento de sua liderança por parte de toda a gestão da organização.
O custo da implantação deverá ser definido, decorrente:
- Da aquisição de sistemas apropriados para o processo;
- da utilização de consultoria externa;
- do custo de materiais para impressão e encadernação de manuais;
- do custo de translado para obtenção de informações de mercado.
Devemos ressaltar que, no custo de implantação do processo, não está incluído o custo de enquadramento dos cargos da empresa. Custo este que deverá também ser submetido a aprovação da direção da organização.
A consultoria externa no processo de implantação do Plano de Cargos e Salários
Você sabe como é feita a consultoria externa no processo de implantação do Plano de Cargos e Salários? Fique atento ao conteúdo apresentados e descubra!
Na avaliação dos Cargos
A utilização do consultor externo justifica-se em especial pela moderação das reuniões do comitê, a fim de garantir que as avaliações serão realizadas utilizando-se as técnicas adequadas, evitando, assim, a ação pessoal causada pela atitude e grau de influência de alguns componentes do comitê.
Na pesquisa de Mercado
O uso na consultoria externa traz alguns aspectos que favorecem o resultado alcançado, tais como:
- Garantia da privacidade das informações das empresas participantes;
- utilização de sistemas próprios que facilitam e agilizam a tabulação de dados;
- banco de contatos (network);
- estrutura técnica especializada em pesquisa. 
Você conhece as ações de divulgação e sensibilização para implantação do projeto?
As ações que você conhecerá são:
- Divulgação para as gerências dos detalhes do processo;
Neste momento, as gerências serão envolvidas no sentido de tomarem conhecimento das premissas do projeto e apresentarem sugestões que contribuam para uma melhora no entendimento das circunstâncias que estarão presentes no processo. Esse primeiro contato desencadeará um processo de sensibilização quanto à necessidade de participação dos gestores em uma etapa estratégica que é a Avaliação dos Cargos.
Devem ainda ser conscientizados quanto à melhor forma de transmitir as suas equipes sem levantar grandes expectativas que poderão ser frustradas e desencadear um clima para o trabalho, quando da implantação definitiva do PSC.
- discussão com as gerências;
A aceitação do projeto nem sempre é fácil, pois a implantação de um plano de Cargos e Salários mexe com a estrutura e muitas vezes torna visível algumas falhas, causando certo desconforto e promovendo um receio demasiado quanto ao seu real objetivo.
Como toda mudança cria sempre um grupo de pessoas que se sentem incomodadas e reagem.
- levantamento e análise das sugestões das gerências.
Mesmo sendo um processo aberto, as sugestões levantadas deverão sofrer análise no sentido de garantir se são pertinentes e se contribuirão para o desenvolvimento do PSC. Nesta etapa, a comunicação com as gerências é fundamental para a consolidação do que será observado e contribuirá para o processo, eliminando possíveis resistências que podem prejudicar o andamento normal dos trabalhos.