Buscar

DIVISAO ANATOMICA E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIVISAO ANATOMICA E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO
ACADÊMICOS 
JAQUELINE SANTOS
LARISSA LINHARES
HINGRID ANTONOVICZ
RENATA DE JESUS
RITA DA SILVA
SIMONE CEZAR
VANDERLEY GUERLING
PROFESSORA: SIRLEI RAMOS
DIVISAO ANATOMICA DO SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo.
É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".
Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.
DIVISAO DO SISTEMA NERVOSO
Sistema nervoso central
O Sistema Nervoso Central é constituído pelo Encéfalo e pela Medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas Meninges.
Sistema nervoso central
Encéfalo
O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
Cérebro
É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
Assim, a camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, chama-se córtex cerebral, o responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc.
Ademais, é sede dos atos conscientes e inconscientes, da memória, do raciocínio, da inteligência e da imaginação, e controla ainda, os movimentos voluntários do corpo.
Cerebelo
Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.
Sistema nervoso central
Medula espinhal
A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico.
Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
Tronco Encefálico
Localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Além disso, produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos e os reflexos, como a tosse, o espirro e a deglutição.
CORTEX DO SNC
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano tem 2-4 mm de espessura, com uma área de 0,22 m² (se fosse disposto num plano) e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção.
Fatia de um córtex cerebral
Localização do córtex cerebral
7
LOBOS CEREBRO
CORTE SAGITAL
ESTRUTURA PARA UM ARCO REFLEXO SIMPLES
SNC
RECEPTOR
EFECTOR
VIA AFERENTE
FIBRA AFERENTE OU SENSITIVA
VIA EFERENTE
FIBRA EFERENTE OU MOTORA
ARCO REFLEXO
Apesar do reflexo patelar (martelada no joelho) e o da pele ao se afastar de uma fonte de calor serem os mais abordados. O sistema nervoso possui outras ações reflexas importantes para nossa sobrevivência. 
 
Dilatação e contração pupilar: Atuam em resposta as mudanças na intensidade de luz em diferentes ambientes.
 
Reflexo de tosse: Evita que entre algum alimento ou corpo estranho nos pulmões acidentalmente. 
 
Divisões de Ventrículos Cerebrais
Um corte horizontal no cérebro mostra esses ventrículos cerebrais, que se estendem como duas saletas comprimidas por um corredor central. No conjunto, eles se distribuem por três dos lobos cerebrais: o frontal, o occipital e o temporal. Por isso, são considerados em cada ventrículo três cornos: um anterior ou frontal, outro posterior ou occipital e, finalmente, o inferior ou temporal.
CITOLOGIA DO TECIDO NERVOSOS
O TECIDO NERVOSO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE CÉLULA:
NEURÔNIOS
NEURÓGLIAS
ESTRUTURAS DO NEURÔNIO
ESTRUTURA DO NEURÔNIO
ESTRUTURA INTERNA
 Neurônios e Sinapse
Os neurônios são capazes de responder a estímulos eles possuem uma morfologia complexa, sendo formados por três componentes principais: corpo celular ou pericário, dendritos e axônio. 
O corpo celular(Pericário) possui função receptora e integradora de estímulos. 
 Os dendritos são prolongamentos ramificados da célula que ampliam a superfície celular specializados em receber e integrar impulsos.
O axônio é uma expansão celular de comprimento e diâmetro variáveis, sendo que cada neurônio possui apenas um único axônio, especializado na transmissão de impulsos nervosos para outros neurônios ou para outros tipos celulares.
CLASSIFICAÇÃO DE NEURÔNIOS
NEOURÔNIOS AFERENTES OU SENSITIVOS
NEURÔNIOS EFERENTES OU MOTORES
NEURÔNIOS DE ASSOCIAÇÃO OU INTERNEURÔNIOS 
classificação DOS NEURÔNIOS
Neuroglias ou glias
A palavra Glia significa “Cola” é de origem grega.
Dentro dela nós temos:
Astrocito protoplasmático;
Astrocito fibroso;
Micróglia;
Oligodendroglia;
Células Ependimarias:
Célula de Schwann;
Bainha de mielina
É uma capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas células que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo.
GLIOMAS
Termo usado para tumores originados em células da glias: astrocitomas, glioblastomas, oligodendrogliomas e ependinomas.
Substancia branca e substancia cinzenta
20
nervos
Os nervos eferentes conduzem sinais do sistema nervoso central ao longo dos neurônios motores para os músculos e glândulas alvo. Os nervos mistos contêm axônios aferentes e eferentes e, portanto, conduzem as informações sensoriais recebidas e os comandos musculares de saída no mesmo pacote.
nervos
Sistema nervoso periférico
O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. 
Destacamos dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
Sistema nervoso periférico
Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
Sistema nervoso periférico
De acordo com a sua atuação, o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
Sistema Nervoso Somático: regula as ações voluntárias, ou seja, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regula a musculatura esquelética de todo o corpo.
Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central e apresenta duas subdivisões: o sistema nervoso simpático, que estimula o funcionamento dos órgãos, e o sistema nervoso parassimpático que inibe o seu funcionamento.
Sistema nervoso periférico
De maneira geral, esses dois sistemas têm funções contrárias. 
Enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos.
Nervos raquidianos
Fibras nervosas
Fibras aferentes somáticas gerais originam-se em exteroceptores e proprioceptores, conduzindo impulsos de temperatura, dor, pressão, tato e propriocepção.
Fibras aferentes somáticas especiais originam-se na retina e na orelha interna, relacionando-se, pois, com visão, audição e equilíbrio.
Fibras aferentes viscerais gerais originam-se em visceroceptores e conduzem, por exemplo, impulsos relacionados com a dor visceral.
Fibras aferentes viscerais especiais originam-se em receptores gustativos e olfatórios, considerados viscerais por estarem
localizados em sistemas viscerais, como os sistemas digestivo e respiratório.
Referências Bibliográficas
As imagens e notas didáticas e vídeo desta apresentação são de referência dos sites abaixo:
https://anatomia-papel-e-caneta.com/pares-de-nervos-cranianos/
http://bio-neuro-psicologia.usuarios.rdc.puc-rio.br/assets/01_sistema_nervoso_intro.pdf
http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-nervoso/cerebro/ventriculos-cerebrais/
https://www.youtube.com/watch?v=wXtXpZ0Cp6U

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina