Buscar

ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ OURINHOS
DIREITO
RESENHA CRÍTICA
Ourinhos/SP
2019
Nome e RE de todos os discentes do grupo
IGUALDADE E VULNERABILIDADE NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Resenha crítica apresentada ao curso de graduação em direito como requisito parcial de avaliação da disciplina de Direito Processual Civil II.
Professor: Paulo Antonio Brizzi Andreotti
Ourinhos/SP
2019
�
Título da resenha
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 
	 A resenha, é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
	Para Welber Oliveira Barral a ideia da resenha crítica é que o autor do trabalho, ao mesmo tempo em que faz um resumo das principais ideias contidas na obra ou capítulo resenhado oferece uma opinião pessoal sobre o tema estudado, sendo que, seu posicionamento pessoal pode permear o resumo ou vir consolidado no final do texto. 
Portanto, a resenha crítica tem, não só o resumo das principais ideias da obra ou capítulo, mas uma avaliação sobre a mesma, assim, oferece ao leitor os aspectos positivos e negativos da obra ou capítulo segundo o seu ponto de vista. É um texto informativo, mas que traz a opinião do resenhista. 
Em suma, a resenha crítica é um gênero de texto acadêmico no qual se destaca a descrição do texto e uma avaliação crítica do conteúdo da obra ou capítulo. Enfim, consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro ou capítulo pelo resenhista. 
Para se ter uma boa resenha o texto é com alinhamento justificado e não use negrito e nem espaçamento entre os parágrafos. É preciso lembrar, ainda, de garantir um português correto, ideias claras e uma boa estruturação, sendo que, a apresentação da resenha deve ser através de um texto contínuo, sem títulos ou seções. 
	No primeiro parágrafo, deverão ser abordados alguns dados sobre o autor da obra analisada (informações gerais de sua qualificação acadêmica, profissional, títulos, cargos, principais obras publicadas, etc).
	Nos parágrafos seguintes (quantos forem necessários), inicia-se o resumo da obra ou do capitulo estudado, ou seja, resumo das ideias principais e descrição breve do conteúdo (De que trata a obra ou capítulo? O que diz? Qual sua característica principal? Como foi abordado o assunto? Conclusões da autoria (A que conclusões o autor chegou?). Metodologia da autoria (Que método utilizou?).	
No penúltimo parágrafo tem-se o comentário crítico, apresentam-se as opiniões em relação às defendidas pelo autor (e/ou) a crítica do resenhista sobre a obra, esta com muita cautela, pois para realizar uma crítica é necessário muito conhecimento sobre o conteúdo, assim, quanto ao mérito da obra, qual a contribuição dada? As ideias são originais? A abordagem do conhecimento é inovadora? A linguagem é clara e correta?.
	No último parágrafo o resenhista deverá realizar as indicações, ou seja, avaliar a quem a obra (estudantes, especialistas, etc.) pode ser recomendada e quais os conhecimentos prévios necessários para entendê-la. (A obra fornece subsídios para o estudo de que disciplina(s)? Pode ser adotada em que tipo de curso?)

Continue navegando

Outros materiais