Buscar

LIDERANÇA E PODER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIDERANÇA E PODER
1.0 LIDERANÇA
A liderança é uma competência de caráter relacional, isto é, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas sendo baseada no exercício da influência.
Basicamente é a capacidade de influenciar, persuadir e motivar os indivíduos a executarem uma determinada tarefa por meio de um processo de comunicação.
A liderança é realizada por meio de um  processo de comunicação humana capaz de induzir as pessoas a cumprir as obrigações estipuladas, conduzindo-as em direção a suas metas.
1.1 LÍDER
O líder é o indivíduo identificado como possuidor dos meios para a satisfação das necessidades do grupo.
1.2 TIPOS DE LIDERANÇA
Existem três tipos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, seus colaboradores, são: Autocrática, Democrática e Liberal.
1.2.1 Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.
1.2.2 Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.
1.2.3 Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.
1.3 LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresa ou organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.
1.3.3 Chefe: Aquele tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. 
1.3.2 Líder: Aquele que aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
Uma liderança organizacional de qualidade, garante empenho e cooperação de todos os profissionais, nesse sentido, para que ela surta efeito, o líder precisa ser dinâmico, carismático, assumir desafios e inspirar os demais que estão ao seu redor, não só os colaboradores de sua equipe, como também seus pares e até mesmo seus superiores.
1.4 LÍDER ORGANIZACIONAL
Após entendermos o que é a liderança organizacional, assim como a sua importância para o sucesso de empresas e gestores, é necessário saber que existem características próprias do líder organizacional.
1.4.1 CRIATIVIDADE
Um bom líder é aquele que consegue encontrar maneiras novas e eficientes de motivar e inspirar seus colaboradores e também de ajudar a empresa no desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado. Por isso a criatividade é uma característica fundamental dos líderes de alta performance.
1.4.2 INTUIÇÃO
Sabe-se que para se tomar decisões conscientes e eficientes um líder precisa ter em suas mãos dados precisos. Porém, entre tanto, toda via nem sempre ele terá tais dados, neste caso sua intuição que também pode ser chamada de uso da experiencia dando a ele uma perspectiva mais abrangente a respeito do problema.
1.4.3 PROATIVIDADE
Está sempre um passo à frente.
Trata-se de um profissional que não fica simplesmente esperando que os resultados caiam do céu. Ele sabe que isso não existe e por isso trabalha com dedicação, confiança a persistência para transformar as ações planejadas nos objetivos traçados. Além disso, ele também não espera ordens de seus superiores para agir. Ele simplesmente enxerga ou, em alguns momentos, cria as oportunidades e age de imediato para aproveitá-las. 
1.4.4 BOM EXEMPLO
O líder organizacional sabe que para alcançar metas e objetivos precisa contar com o talento e o bom desempenho de seus colaboradores. Para isso, ele entende que precisa também liderar pelo exemplo, ou seja, precisa inspirar sua equipe, bem como ter boas ações, que façam com que eles se sintam motivados a fazer o necessário para que resultados efetivos sejam alcançados. 
1.4.5 ÉTICA
Um dos grandes exemplos que ele dá aos membros de sua equipe é agir sempre com respeito e ética, não só com relação às pessoas que estão ao seu redor, mas também com relação às normas e regras que precisa cumprir diariamente, pois somente assim ele terá chances reais de ser um bom líder, que é verdadeiramente respeitado por todos que lhe rodeiam. 
1.4.6 Observação: Além destas características existem algumas outras que facilmente são notadas no comportamento e nas ações de um verdadeiro líder. São elas:
· Preocupação com os demais profissionais;
· Motivação;
· Desenvolvimento;
· Comunicação;
· Respeito;
· Execução;
· Empatia;
· Transformação.
______________________________________________________________________
2.0 PODER
Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força.
Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
No caso do ambiente organizacional o poder é o exercício da liderança. Ele inexiste isoladamente, pois o que encontramos são relações de poder. Assim, é notório que se questione: como o poder é exercido por um líder?
Para entender como ele pode ser exercido é necessário entender que existem diferentes formas de poder.
2.0.1 PODER POR COERÇÃO
Baseado no medo. 
O líder mostra que pode punir o empregado que não o obedecer ou confrontá-lo, estas punições podem ser ordens para cumprir tarefas indesejadas, diminuição de privilégios entre outras coisas. Este poder pode ser exercido por meio de ameaças verbais ou não verbais, porém hoje em dia devido ao risco do entendimento de assédio moral o mais comum é a retaliação, ou seja, o afastamento do empregado de reuniões, eventos, avaliações desfavoráveis de seu desempenho ou simplesmente demissão. 
2.0.2 PODER POR RECOMPENSA
Baseado na exploração de interesses.
Por natureza nos seres humanos somos ambiciosos e individualistas. Ao propor incentivos, prêmios e favores, o líder eleva o comprometimento da equipe, fazendo-a trabalhar mesmo sem supervisão. A recompensa pode ser em dinheiro, ou mediante reconhecimentos e felicitações. O risco de se usar este expediente como principal artifício para exercício do poder é vincular a motivação das pessoas e sua eficiência a algum tipo de retorno palpável e de curto prazo, inclusive enfraquecendo a autoridade do líder.
2.0.3 PODER POR COMPETÊNCIA
Baseado no respeito.
O líder demonstra possuir conhecimentos e habilidades adequados ao cargo que ocupa, além de atitudes dignas e assertivas. Os subordinados reconhecem esta competência e a respeitam disfarçadamente.
Exemplo: Um exemplo fora do mundo corporativo é a aceitação de uma prescrição médica, porque respeitamos o título do médico e seguimos seu receituário mesmo sem conhecer o profissional previamente ou o princípio ativo do medicamento.
2.0.4 PODER POR LEGITIMIDADE 
Baseado na hierarquia.
A posição organizacional confere ao líder maior poder quanto mais elevada sua colocação no organograma. É uma autoridade legal e tradicionalmente aceita, porém não necessariamente respeitada.
Exemplo: O poder que emana do "filho do dono da empresa" que pode ser questionado, embora raramente contestado, se sua inexperiência for evidenciada.
2.0.5 PODER POR INFORMAÇÃO
Baseia-se no conhecimento.
“Quem tem informação domina a situação” - Sidarta Rebello.
O líder, por possuir o acesso a dados e informações privilegiadas, exerce poder sobre pessoas que precisam destas informações para realizar seus trabalhos. Note-se que o mero acesso a informações valiosas é suficiente para conferir poder a estas pessoas. 
Exemplo: Secretárias de altos executivos, que sabem tudo que seus chefes fazem ou deixam de fazer.
2.0.6 PODER POR PERSUASÃO
Baseia-se na capacidade de sedução
O líder usa argumentos racionais e/ou emocionais para envolver e convencer seus interlocutores da necessidade de realizarem certas tarefas, aceitarem decisões ouacreditarem em determinados projetos. Trabalha com base em aspectos comportamentais buscando ora inspirar, ora dissuadir os subordinados, de acordo com os objetivos pretendidos.
Exemplo: Adolf Hitler.
2.0.7 PODER POR LIGAÇÃO
Baseia-se em relações
O líder apropria-se de sua rede de relacionamentos para alcançar favores ou evitar desfavores de pessoas influentes. Vivemos na era digital, na era das redes sociais por isto é extremamente necessário ampliar e usar relações interpessoais para constituir vantagem, isto é errado, porém necessário.
Observação: Imagina Hitler, o que ele poderia fazer hoje em dia.
2.0.8 PODER POR CARISMA
Baseado na exploração da admiração
O líder adota um estilo envolvente, enérgico e positivo e alcança a obediência porque seus liderados simplesmente gostariam de ser como ele. As pessoas imitam-no, copiam-no, admiram-no com a finalidade de se identificar.

Mais conteúdos dessa disciplina