Buscar

Prova_1 - Prevenção e Detecção de Cartéis em Licitações


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prevenção e Detecção de Cartéis em Licitações
1-)
Sobre poder de mercado, assinale a alternativa incorreta:
A. A detenção de posição dominante por uma empresa pode resultar na detenção de poder de mercado. Contudo, é possível que ela não tenha capacidade de aumentar unilateralmente seus preços. 
B. Uma empresa ou grupo de empresas possui poder de mercado se for capaz de manter seus preços sistematicamente acima do nível competitivo de mercado sem, com isso, perder todos os seus clientes. 
C. Uma empresa que tem participação substancial de mercado necessariamente tem poder de mercado. 
D. A existência de posição dominante é condição necessária, mas não suficiente para a existência de poder de mercado. 
Se uma empresa possui posição dominante em um mercado relevante, não necessariamente ela possui poder de mercado. Como o conceito de poder de mercado está baseado na capacidade de uma empresa aumentar preços sem perder seus clientes, somente a existência de posição dominante não é fator suficiente para que a empresa tenha tal capacidade de aumento unilateral de preços. Assim, a existência de posição dominante é condição necessária, mas não suficiente para a existência de poder de mercado.
2-)
Sobre as características e funções do Cade, assinale a alternativa verdadeira:
A. O Cade é um órgão ligado ao Poder Judiciário, e uma de suas funções é investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial. 
B. É função do Cade incentivar e estimular estudos e pesquisas acadêmicas sobre o Defesa da Concorrência. 
C. Uma das atribuições do Cade é fixar preços para garantir que o mercado atinja níveis de concorrência perfeita. 
O Cade, órgão ligado ao Poder Executivo, tem as atribuições de analisar e aprovar ou não os atos de concentração econômica, de investigar condutas prejudiciais à livre concorrência e, se for o caso, aplicar punições aos infratores, e de disseminar a cultura da livre concorrência. O Cade não fixa preços. Suas atribuições são analisar e aprovar ou não os atos de concentração econômica; investigar condutas prejudiciais à livre concorrência e, se for o caso, aplicar punições aos infratores; e disseminar a cultura da livre concorrência.
3-)
Em relação às circunstâncias que facilitam a formação de cartéis, assinale a alternativa correta:
A. A estrutura de mercado é determinante para a formação de cartel em um determinado mercado, pois é impossível que exista um cartel em um mercado pulverizado. 
B. A publicidade dos atos das licitações é uma circunstância que favorece a formação dos cartéis na medida em que facilita a estruturação e o funcionamento de um cartel. 
C. A existência de barreiras à entrada dificulta a formação de cartéis, dado que favorece a criação de monopolistas com poder de mercado suficiente para determinar preços de mercado, sem que seja necessária a formação de cartel. 
D. A existência de associações de classe impede a formação de cartéis em razão das constantes discussões realizadas pelos competidores e conflitos existentes neste ambiente, impedindo que eles cheguem a um acordo. 
São fatores que facilitam a formação de cartéis: a estrutura do mercado; a publicidade; a existência de barreiras à entrada e as interações frequentes entre concorrentes. Apesar de ser mais fácil chegar a um acordo com uma estrutura do mercado concentrada, há exemplos de cartéis mesmo em estruturas mais pulverizadas, principalmente quando uma associação de classe ou sindicato, por exemplo, pode favorecer a formação e manutenção do acordo. Já a existência de barreiras à entrada facilita a formação de cartéis na medida em que a inexistência de possibilidade de entrada de uma nova empresa em um mercado com poucos concorrentes é um fator de estabilização dos acordos entre concorrentes. Por fim, a existência de associações de classe favorece a formação de cartéis, pois, quando os concorrentes possuem contatos constantes no mercado, fica mais simples para eles definirem uma estratégia comum, identificando e punindo eventuais desvios ao acordo.
4-)
O cartel da limonada, realizado pelos personagens da turma da Mônica, traz alguns dos prejuízos causados pelos acordos entre concorrentes. Entre os prejuízos causados pelos cartéis, assinale qual não foi abordado pela história:
A. Aumento dos preços cobrados dos consumidores. 
B. Falta de investimentos em inovação. 
C. Criação de barreiras à entrada de novos concorrentes. 
D. Criação de dificuldades para novos competidores se manterem no mercado. 
No quadrinho em questão, observa-se que o acordo entre o Cascão e o Cebolinha resultou em um aumento do preço para os consumidores, na medida em que os personagens fizeram um acordo e, ao invés de reduzirem o preço por conta da concorrência, aumentaram o valor do copo para 3 reais. No momento em que a Mônica também entrou no negócio de limonada com um valor mais baixo, Cascão e Cebolinha acordaram em reduzir o preço deles para R$0,50, criando dificuldades para ela se manter no mercado. Tal atitude também consiste em uma barreira à entrada nesse mercado, tendo em vista que o Cebolinha e o Cascão criaram um ambiente hostil que impedia que novos agentes entrassem nesse mercado.
5-)
A respeito das sanções aplicadas em casos de detecção de cartéis, assinale com verdadeiro ou falso:
A. Sanções pecuniárias que recuperam valores transferidos pelo cartel e repassados para os consumidores podem sanar os prejuízos causados à sociedade. Falso 
B. A aplicação de sanções pecuniárias é importante por conta de seu efeito dissuasório. Uma vez que o cartel é efetivamente punido, a perspectiva de ganho com o cartel reduz. Verdadeiro 
Não é possível recuperar os prejuízos causados pelo cartel, pois existe uma ineficiência alocativa que não é transferida para o produtor ou consumidor, de modo que ocorre destruição de riqueza social. Ademais, no que diz respeito à ineficiência dinâmica, o simples ressarcimento de prejuízos causados. não repara a perda de bem-estar social motivada pela redução de incentivos à inovação.
Muitos especialistas argumentam, portanto, que, nos casos em que ocorrem condenações efetivas, o total das penalidades das organizações participantes deveria exceder o ganho que elas realizariam com o cartel. Se, por exemplo, as chances de que algum cartel seja descoberto e punido são de um em três, então uma multa que forneceria uma dissuasão adequada teria que ser três vezes o ganho a ser percebido pelo cartel.

Continue navegando