Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS Saúde da Mulher
ATIVIDADE 1:
Leia o caso abaixo e responda as questões relacionadas.
SBF, adolescente de 16 anos, estudante do ensino médio, compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta de enfermagem em ginecologia. Queixas principais: DUM há quase três meses. Queixa de náusea e vômito pela manhã, com redução da frequência alimentar e dificuldade para dormir. Relata dispareunia e disúria. Anamnese: filha de pais separados, renda familiar de dois salários mínimos, reside na periferia da cidade, frequenta a escola com pouca regularidade. Nega antecedente patológico familiar e pessoal. Menarca aos 12 anos, coito aos 14 anos. Total de 3 parceiros sexuais. Tem parceiro fixo, vida sexual ativa, não utiliza uso de métodos contraceptivos hormonais, refere uso esporádico de preservativo masculino e por vezes pratica coito interrompido, acredita que assim previne gestação inesperada. Não expressa preocupação em relação às IST’s. Refere que ama muito o seu namorado, Tiago de 20 anos, um garoto que não estuda e foi colocado para fora de casa quando seu pai descobriu que estava usando drogas ilícitas. Relata que apesar dos problemas do namorado, confia muito nele. Ao exame físico: consciente, orientada, deambulando sem dificuldade, acianótica, anictérica, eupneica, afebril, normocárdica, normotensa, mucosas coradas e hidratadas, MV+ s/ RA, BRNF 2T s/s, abdome plano, ruídos hidroaéreos diminuídos e discreto edema em membros inferiores (1+/4+). Pelos pubianos aparados, presença de verrugas genitais, vulva violácea, períneo integro, sem cicatrizes. Ao exame especular: canal vaginal integro, hiperemiado, secreção amarelo-esverdeado, de aspecto bolhoso e odor fétido. Colo uterino hiperemiado
a) Considerando a caso acima, faça o levantamento dos problemas de enfermagem. 
Queixas da Paciente SBF:
DUM há quase 3 meses.
· Apresenta náuseas e vômitos matinais.
· Dificuldade para dormir e se alimentar.
· Sente dor ao urinar e durante prática de relações sexuais.
Anamnese da Paciente SBF:
· Pais separados, renda familiar de dois salários mínimos, mora na periferia.
· Frequenta pouco a escola
· Menarca aos 12 anos, coito aos 14. 3 parceiros sexuais. Parceiro fixo, vida sexual ativa sem uso de métodos contraceptivos, uso esporádico de preservativo masculino e prática de coito interrompido também esporádica. 
· Acredita prevenir gravidez indesejada e não relata preocupação com IST’s.
Sobre o Parceiro Sexual: (Relatos da Paciente SBF)
· Thiago, 20 anos de idade, não estuda, faz uso de drogas ilícitas.
Exame físico da paciente SBF:
· Consciente, orientada, deambulando sem dificuldade, acianótica, anictérica, eupneica, afebril, normocárdica, normotensa, mucosas coradas e hidratadas, MV+ s/ RA, BRNF 2T s/s, abdome plano, ruídos hidroaéreos diminuídos e discreto edema em membros inferiores (1+/4+). Pelos pubianos aparados, presença de verrugas genitais, vulva violácea, períneo integro, sem cicatrizes.
Exame especular Paciente SBF:
· Canal vaginal integro, hiperemiado, secreção amarelo-esverdeado, de aspecto bolhoso e odor fétido. Colo uterino hiperemiado.
b) Elabore 5 diagnósticos de enfermagem - NANDA com título, fatores relacionados e características definidoras. 
Domínio 3 Classe 1 – Eliminação urinária prejudicada, definido pela disfunção na eliminação de urina caracterizado pela disúria relacionado a infecção no trato urinário.
Domínio 12 Classe 1 – Náuseas, definido pelo fenômeno subjetivo de uma sensação desagradável na parte de trás da garganta e do estomago, que pode ou não resultar em vomito caracterizado pela sensação de vontade de vomitar relacionado a gravidez
Domínio 8 Classe 2 - Padrão de sexualidade ineficaz, definido por expressões de preocupação quanto à própria sexualidade caracterizado pela dificuldade na atividade sexual relacionado a conflitos com a orientação sexual.
Domínio 1 Classe 2- Proteção ineficaz, definido pela diminuição na capacidade de proteger-se de ameaças internas ou externas como doenças e lesões caracterizado pela insônia relacionado a distúrbios imunológicos (p.ex. neuropatia associada a HIV, vírus da varicela-zóster)
Domínio 2 Classe 1 – Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais, definido pela ingestão insuficiente de nutrientes para satisfazer as necessidades metabólicas caracterizado pela aversão ao alimento relacionado a fatores biológicos
c) A partir dos diagnósticos de enfermagem NANDA, prescreva cuidados específicos a esses diagnósticos, tendo como referência a literatura NIC. 
d) O caso referido acima é uma realidade brasileira. Mesmo frequentando a escola irregularmente é possível criar estratégias para minimizar a incidência de IST´s e gestações não planejadas. Elabore uma ação em saúde para conscientizar o público pertencente à mesma faixa etária. 
Introdução
O presente projeto tem o intuito de esclarecer e estimular a educação sexual nas escolas pertencentes ao munícipio dessa Unidade Básica de Saúde com intuito de propagar a promoção de saúde entre adolescentes, identificar possíveis Infecções Sexuais Transmissíveis (IST’S) e evitar futuras IST’S assim como, evitar futuras gestações precoce durante a adolescência além de enfatizar a importância do acompanhamento gestacional. A necessidade de uma ação de saúde surgiu devido ao grande número de casos que essa Unidade Básica de Saúde recebe diariamente com adolescentes grávidas e com IST’S.
Objetivos
-Geral
Promover e estimular a educação sexual nas escolas pertencentes ao munícipio dessa Unidade Básica de Saúde. Com o intuito de evitar Infecções Sexuais Transmissíveis (IST’s) e AIDS, e gestação não desejada durante a adolescência, assim como as formas de tratamentos das IST’s e, no caso da gestação, qual a melhor ação a ser tomada.
-Específicos
Avaliar o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema sexualidade. Fornecer conhecimento sobre manifestações clínicas de IST’S e AIDS, e suas formas de prevenção. 
Esclarecer a necessidade do uso da camisinha e que essa é o único meio de evitar o contagio de IST’S e AIDS. 
Relatar os prejuízos em casos de gravidez durante a adolescência, descrever as medidas preventivas e a necessidade do acompanhamento gestacional (pré-natal) em casos de gestação em andamento.
Realizar coleta de informações após palestra com intuito de saber a compreensão e os possíveis resultados futuros.
Metodologia
A abordagem escolhida pela equipe da Unidade Básica de Saúde foi conversa em roda, com dinâmicas e brincadeiras. Para a escolha dessa metodologia, foi levado em consideração a faixa etária do público alvo, adolescentes, logo, a equipe entrou em consenso que a melhor maneira para abordar um tema complexo como esse, seria de maneira informal deixando os adolescentes à vontade para debater e esclarecer possíveis dúvidas. 
A respeito do material utilizado foi decidido entregar panfletos com infográficos sobre a incidência de IST’S e AIDS em adolescentes, quais problemas essas infecções podem levar e a incidência de gravidez em adolescentes e quais prejuízos essa pode acarretar aos pais. 
ATIVIDADE 2: 
Você é o enfermeiro que prestou atendimento a paciente do caso acima. Portanto, é necessário criar um plano terapêutico individualizado para tal cliente. Adicionalmente, você evidenciou uma possível vulnerabilidade, já que outras adolescentes podem estar expostas a vulvovaginites, IST´s e gestação não planejada. Portanto, é essencial elaborar uma ação em saúde para conscientizar o público pertencente a mesma faixa etária. Elabore um infográfico com orientações para a comunidade.

Mais conteúdos dessa disciplina