Buscar

AS DIFERENÇAS ENTRE O MICROSCÓPIO ÓPTICO E ELETRÔNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS DIFERENÇAS ENTRE O MICROSCÓPIO ÓPTICO E ELETRÔNICO
O microscópico é o aparelho fundamental para o estudo das células. 
· Microscópio Óptico (de luz)
· São os mais comuns
· Aumento de até 1500x
· Maioria das células é necessário o uso de corantes. 
 Possui uma lente ocular e outra lente objetiva, por isso é chamado de microscópico composto, mais de uma lente é composto. As oculares geralmente vêm com aumento de 10x. As lentes objetivas possuem tamanhos variados, podendo ser de 10x, 20x, 100x, etc, dependendo do microscópio. Para saber qual será a melhor lente para utilizar é preciso girar o revólver para trocar as lentes; a lente ocular não muda, somente as objetivas. A platina é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico. Dependendo do material a ser analisado pode ser necessário o uso de corantes, existem corantes especiais para ver núcleo, outros para ver a mitocôndria, cada um vai fixar/corar determinadas estruturas. Por ser um microscópio de Luz possui uma fonte de luz e um condensador que concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.
· Microscópio Eletrônico
· São mais caros
· Conseguem captar maiores detalhes
· Usam feixes de elétrons
· Mais de 1 milhão de vezes mais potente que o olho humano.
O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é utilizado para examinar células e estruturas celulares, em um aumento e resolução muito elevados. O poder de resolução de um MET é significativamente maior que aquele do microscópio óptico, permitindo até a visualização de estruturas em nível molecular. 
Já o microscópio eletrônico de varredura (MEV) faz imagens tridimensionais. Nesse caso os elétrons não atravessam o material a ser enxergado, eles contornam a estrutura dando uma visão tridimensional das imagens. Posteriormente pode ser corado pelo computador.

Mais conteúdos dessa disciplina