Buscar

Prévia do material em texto

A EUROPA NO SÉCULO XIX
Após conquistar sua independência no final do século XVIII, os Estados Unidos da América consolidaram-se como Estado-nação e passaram por grandes transformações durante o século XIX. Entre as mudanças ocorridas, destacou-se a grande expansão territorial que o país sofreu, seja pela compra de territórios, seja pela guerra.
Expansão territorial
Ao conquistar sua independência oficialmente declarada em 1776, mas somente reconhecida pela Inglaterra em 1783, os Estados Unidos estabeleceram-se como uma república, adotando o sistema federalista que estipulava a autonomia dos estados americanos. Os primeiros presidentes da história norte-americana atuaram visando, principalmente, à consolidação política dessa nação.
Guerra de Secessão
O século XIX, na história dos Estados Unidos, também foi marcado pela Guerra de Secessão que aconteceu entre 1861 e 1865. Os Estados do Norte e do Sul do país possuíam características e interesses totalmente distintos, que se chocavam, por exemplo, na questão do uso da mão de obra escrava. Esse desentendimento ampliou-se com a ocupação do oeste americano. Os estados sulistas queriam estender o uso da mão de obra escrava para os novos territórios, enquanto os nortistas eram contrários a essa proposta. Isso levou a combates localizados no estado do Kansas, por exemplo, e, quando Abraham Lincoln considerado um abolicionista pelos sulistas foi eleito presidente, os sulistas optaram pelo separatismo.
A EUROPA NO SÉCULO XIX
 O século XIX apresentou, na Europa, a consolidação dos ideais burgueses liberais e a vitória sobre as forças conservadoras/reacionárias. O avanço das forças produtivas através da Revolução Industrial – que avançava sobre o continente – vinha junto com a tomada de poder por parte da burguesia.
Revolução liberal do Porto - Pedia que D.João voltasse para Portugal e assinasse uma constituição. 
Revolução liberal de Cádiz(Espanha)–Se dá quando soldados espanhóis se recusaram a vir para América reprimir movimentos de independência das colônias e resolveram forçar o rei Fernando VII a aceitar uma constituição. 
Movimento de independência da Grécia - Em 1827, a Santa Aliança se uniu aos grupos revolucionários gregos, em vez de se opor a eles.
Revolução liberal de 1830 na França - Carlos X tomou uma série de medidas que devolviam privilégios ao Clero a Nobreza. Isso desagradou a burguesia que iniciou um grande movimento na França. 
Revolução liberal de 1848, a “Primavera do Povos” - Durante o governo de Luis Felipe, a França passa por uma terrível crise na indústria e na agricultura. Culpa-se o governo da crise e começa uma revolta do operariado e do burguês contra o rei. Há a deposição de Luis Felipe e a instauração de uma república. 
Ana Julia 3 ano “B”

Mais conteúdos dessa disciplina