Buscar

Trabalho esportes radicais e aventura

Prévia do material em texto

Como surgiu o esporte de aventura?
A origem desses esportes radicais e de aventura surgiu no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking.
Antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, se tornaram extremamente populares em um curto espaço de tempo, e foram ganhando muitos adeptos ao redor de todo o mundo.
Uma grande característica dessas atividades acaba se tornando semelhante ao ponto de vista de muitas pessoas, que é a capacidade desses esportes em causar a aceleração da chamada adrenalina o que acaba proporcionando prazer aos praticantes. Já para muitos que praticam esportes radicais é uma filosofia de vida buscar alternativas para desafiar constantemente o corpo e mente.
Aventura e Radical?
Aventura: Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana.
Radicais: Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.
Quais esportes Radicais mais conhecidos?
1 – Skate Vertical Ou “Half Pipe”
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões.
 A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto.
2 – Bungee Jumping
Bungee jumping é um desporto radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vazio amarrado aos tornozelos ou cintura a uma corda elástica. Há muito tempo, este desporto era uma espécie de prova Iniciação pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos.
3 – Rafting
Rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Pode ser classificado de nível l a Vl de acordo com o nível de dificuldade das corredeiras.
4- Montain Bike
Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. 
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
5 – Base Jumping
Base jumping é uma modalidade na qual o base-jumper salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Para esse tipo de atividade, o base-jumper faz o uso de um pára-quedas apropriado para aberturas a baixas altitudes.
A sigla B.A.S.E provem de "Building Antenna Span & Earth.", ou em português, "Prédio, Antena, Ponte e Terra)", e onde o Earth se refere a cliff, falésia.
6 – Paintball
Paintball (do inglês: paint= tinta1 + ball= bola2 ) é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido que atiram bolas com tinta colorida.
O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal.
7 – Surf
O surfe , surf ou ainda surfing (dos termos ingleses surf e surfing), é uma prática desportiva efetuada na superfície da água.
Utilizavam-se, inicialmente, no Hawaii pranchas de madeira e, no Peru, de junco. As pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários. Acreditava-se que, ao fabricar sua própria prancha, se transmitiam todas as energias positivas para ela e, ao se praticar o esporte, se libertava das "energias negativas".
8 – Parkour
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.
Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.
9 – Tirolesa
A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês.
Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante.
10 – Escalada Esportiva
Escalada esportiva é uma técnica esportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.
Esportes de aventura na Educação Física.
As atividades de aventura tem se notabilizado pela diversidade e número de adeptos, ainda mais pela própria divulgação dos meios de comunicação, que vem sendo cada vez mais abordados em cursos e palestras devido aos interesses dessas novas práticas que surgem como meio de lazer, esporte e educação.
A educação física deve proporcionar aos atletas/alunos às práticas das diferentes modalidades e vivências esportivas, contribuindo para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.
As diversas modalidades esportivas de aventura na natureza podem proporcionar os mesmos benefícios de uma prática esportiva tradicional, vale ressaltar que tais atividades de aventura ainda são novidades para a maiorias das aulas de educação física, visto que o esporte tradicional ainda é muito abordado e praticado.
A adesão à prática de atividades físicas de aventura além de contribuir para o aumento da conscientização e conhecimento com as questões ambientais, fornecem uma forma de programar novas atividades corporais. 
Atividades de aventura em ambientes artificiais na natureza adaptada ao ambiente urbano. 
Alguns esporte de aventura podem ser adaptador para o alcance da perfeito ao dos movimentos em ambientes mais seguros, eles se classificam como esportes radicais de ação e a principal característica dessa categoria é a busca pelo movimento perfeito, com risco calculado. Podem ser realizados em ambientes artificiais ou controlados. Exemplo: skate, bike, kite surf.
Qual o conceito do Parkour?
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.
Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.
Qual o legado das atividades de aventura em ambientes artificiais?
· Aproximar as Atividades de Aventura de grande contingente urbano.
· Diminuir o preconceito atrelado às Atividades de Aventura.
· Adaptar as Atividades de Aventura para Crianças. 
· Ampliar as possibilidades de lazer para a população.
· Estimular a prática de atividade física regular.

Mais conteúdos dessa disciplina