Buscar

PROVA I OBJETIVA FUNDAMENTOS NEUROFISIOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia (LEE02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:649812) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	23205184
Parte superior do formulário
	1.
	Existem "sinais e referências para identificar os sulcos e giros da face súpero-lateral do cérebro na tomografia computadorizada e na ressonância magnética. O uso conjunto dos vários sinais possibilita a identificação dos sulcos e giros e a localização das lesões cerebrais na quase totalidade dos casos" (GUSMÃO et al., 2001, p. 65). Tendo em vista fissuras e sulcos do córtex, analise as sentenças a seguir:
I- Na superfície do cérebro, o córtex, podemos ver diversas circunvoluções, saliências arredondadas, que são também chamadas de giros.
II- Entre os giros apresentam-se certas depressões, sendo que aquelas mais profundas são conhecidas como fissuras, e aquelas mais rasas como sulcos.
III- As concavidades são chamadas de fissuras ou sulcos, e as saliências, de giros. As fissuras e os sulcos parecem dividir o cérebro em regiões geograficamente distintas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GUSMÃO, Sebastião et al. Localização dos sulcos e giros da face súpero-lateral do cérebro na tomografia computadorizada e na ressonância magnética. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 59, n. 1, p. 65-70, mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2001000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2018.
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) Somente a sentença III está correta.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	 
	 
	2.
	De acordo com Taub et al (2018, p. 287) "O desenvolvimento da neuropsicologia acompanhou a evolução do estudo do cérebro desde os registros mais antigos. A ciência neuropsicológica faz uso de medidas quantitativas de desempenho e tecnologias para produção de neuroimagem que, em conjunto, permitem a observação das relações cérebro-comportamento. No âmbito experimental, a neuropsicologia tem revelado novos conhecimentos na investigação de alterações cognitivas, psicomotoras ou comportamentais associadas a patologias congênitas ou adquiridas". Tendo em vista o contexto histórico do desenvolvimento da neuropsicologia, analise as afirmativas a seguir:
I- As áreas de Broca e Wernicke localizam-se no cerebelo, nas imediações do giro cingulado. Elas estão associadas com as habilidades aritméticas. Pessoas que sofreram lesões nessas áreas apresentam discalculia. 
II- A área de Broca, que está no hemisfério esquerdo do cérebro, recebeu esse nome porque foi Paul Broca quem demonstrou que as lesões de uma área específica interferem na produção da fala.
III- A área de Wernicke, localizada no hemisfério esquerdo do cérebro, foi estudada por Karl Wernicke. Trata-se de uma área ligada com a compreensão da fala.
IV- A teoria do localizacionismo atribui uma função específica a uma parte precisa ou localização do cérebro. Ela iniciou seus estudos com o mapeamento de lesões corticais e suas respectivas consequências no comportamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TAUB, Anita et al. A aplicação da neuropsicologia na pesquisa experimental: o exemplo da intoxicação por vapor de mercúrio. Psicol. USP, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 287-300, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642006000400015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5  jul. 2018.
	
	a) Somente a afirmativa II está correta.
	
	b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	3.
	Temos dois tipos de células no Sistema Nervoso Central (SNC), no sistema nervoso periférico (SNP). Essas células se apresentam de dois tipos. Quais são eles?
	
	a) Células nervosas, conhecidas como epiteliais e células de movimento, conhecidas como células de transporte.
	
	b) Células neurais, conhecidas como reativas e células reagentes, conhecidas como ativas.
	
	c) Células neurais, conhecidas como instintivas e células de ajuda, conhecidas como células tronco.
	
	d) Células nervosas, conhecidas como neurônios e células de suporte, conhecidas como células gliais.
	4.
	"A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas" (AZEVEDO; CARDOSO, 2009, p. 136). 
Sobre os neurotransmissores, analise as sentenças a seguir:
I- A comunicação na sinapse é possível graças à liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores.
II- Neurônios situados antes da fenda são chamados neurônios pré-sinápticos, e aqueles que recebem o neurotransmissor são chamados de neurônios pós-sinápticos. 
III- Os neurotransmissores são formados por feixes de glicídios, que quando entram em  contato com as moléculas de carboidrato do forame sináptico, oportunizam a comunicação entre o SNC e SNP.
IV - Devido aos dois efeitos diferentes que os neurotransmissores têm, eles são referidos como neurotransmissores excitatórios ou inibitórios.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AZEVEDO, Luciana Lemos de; CARDOSO, Francisco. Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson. Rev. soc. bras. fonoaudiol., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 136-141, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 nov. 2018.
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	O cerebelo é uma área extremamente importante para o aprendizado motor. É uma estrutura relacionada com diversos órgãos, atuando no controle do movimento, e em processos cognitivos e emocionais. Sobre o cerebelo, analise as sentenças a seguir:
I- O cerebelo faz parte do sistema nervoso periférico, localizado dentro do corpo caloso. É o principal responsável pela formação das membranas meníngeas.
II- A aparência do cerebelo abrange dobras e sulcos. Os sulcos dividem-no em duas partes chamadas de lóbulos.
III- O cerebelo é uma lâmina grossa de fibras de axônios não mielinizados que conecta os dois hemisférios cerebrais, estando localizado na linha média do córtex cerebral. 
IV- O cerebelo recebe o nome de pequeno cérebro porque parece um pequeno cérebro ligado à parte de trás do tronco encefálico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	"A epilepsia do lobo temporal (ELT), a forma mais frequente das epilepsias resistentes ao tratamento farmacológico entre a população adulta, se caracteriza por perda neuronal hipocampal e comprometimento cognitivo progressivos" (GUEDES; GALVIS-ALONSO; LEITE, 2006, p. 10). Sobre as funções do lobo temporal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Lesões no lobo temporal podem afetar a memória e causar déficits na aprendizagem. 
(    ) O lobo temporal está relacionado com a personalidade.
(    ) O lobo temporal está associado com a memória de reconhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUEDES, Flávia Araujo; GALVIS-ALONSO, Orfa Yineth; LEITE, João Pereira. Plasticidade neuronal associada à epilepsia do lobo temporal mesial: insights a partir de estudos em humanos e em modelos animais. J. epilepsy clin. neurophysiol., Porto Alegre, v. 12, n. 1, supl. 1, p. 10-17, mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492006000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2018.
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - F - V.
	
	c) V - F -F.
	
	d) V - V - V.
	7.
	"Durante o crescimento do cérebro, há uma grande incorporação do ácido docosaexahenóico, que tem papel importante na formação de suas membranas celulares" (ALMEIDA; BOAVENTURA; GUZMAN-SILVA, 2009, p. 747). Por esse motivo, investigou-se "[...] os prováveis mecanismos pelos quais o ácido docosaexahenóico, proveniente do ácido alfa-linolênico, presente abundantemente na semente de linhaça, interfere na formação da bainha de mielina". Diante dessa explanação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A bainha é composta por uma série de camadas (lamelas) de lipídios (gorduras) e proteínas chamadas mielina, que isolam o axônio do seu entorno e de outros neurônios.
(    ) A bainha contém cerca de 80% de lipídios e 20% de proteína. Esse isolamento é vantajoso porque ajuda a condução rápida de impulsos nervosos.
(    ) Quanto mais espessa a bainha, mais rápida é a velocidade de condução do sinal. Em algumas doenças, os axônios podem tornar-se desmielinizados (por exemplo, em esclerose múltipla).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, Kátia Calvi Lenzi de; BOAVENTURA, Gilson Teles; GUZMAN-SILVA, Maria Angélica. A linhaça (Linum usitatissimum) como fonte de ácido alfa-linolênico na formação da bainha de mielina. Rev. Nutr., Campinas, v. 22, n. 5, p. 747-754, out. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000500015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2018.
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) F - V - F.
	
	d) V - V - V.
	8.
	"O córtex pré-frontal estabelece conexões recíprocas com praticamente todo o encéfalo: todas as áreas corticais, vários núcleos talâmicos, núcleos da base, o cerebelo, a amígdala, o hipocampo e o tronco encefálico" (LIMA, 2010, p. 285). Assinale a alternativa INCORRETA no que tange às partes do encéfalo: 
FONTE: LIMA, Andréa Pereira de. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 37, n. 6, p. 280-287, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832010000600005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2018.
	
	a) O desenvolvimento do encéfalo aponta que ponte e cerebelo fazem parte do mesencéfalo.
	
	b) Tálamo, hipotálamo e subtálamo fazem parte do diencéfalo, que integra o prosencéfalo.
	
	c) Quelícera, foliáceo e oviduto fazem parte do túbulo malpighi, que integra o córtex sericígeno.
	
	d) Os hemisférios cerebrais compõem o telencéfalo. Este, faz parte do prosencéfalo.
	9.
	"A contração muscular que ocorre em um lado do corpo é controlada pelo hemisfério cerebral contralateral e os dois hemisférios cerebrais são conectados por fibras nervosas comissurais" (BOTTON; PINTO, 2012, p. 754). A lateralização do hemisfério tem sido o ponto de partida para o quê?
FONTE: BOTTON, Cíntia Ehlers; PINTO, Ronei Silveira. Déficit bilateral: origem, mecanismos e implicações para o treino de força. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., Florianópolis, v. 14, n. 6, p. 749-761, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-00372012000600013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2018.
	
	a) Toda uma série de teorias sobre a consciência, as diferenças culturais e o ajuste profissional e educacional.
	
	b) A técnica neurocirúrgica de transplante de encéfalo, que vem sendo realizada pelo neurologista italiano Odécio Canavero, desde 2014, no Instituto D'Angelo.
	
	c) A formulação da neuropsicologia psicanalítica, cujos pioneiros são Freud, McPherson e Skinner. Para eles, o inconsciente está no hemisfério direito.
	
	d) O desenvolvimento de pesquisas sobre a cura do câncer. Dentre elas, aquela que possibilitou a descoberta de células cancerígenas podem modificar o próprio DNA.
	10.
	"A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e autoimune, caracterizada por desmielinização, inflamação e neurodegeneração do Sistema Nervoso Central. Entre 30% e 50% dos indivíduos com EM apresentam comprometimento cognitivo. O processo de reabilitação cognitiva visa capacitar o paciente a conviver, reduzir e/ou superar os déficits cognitivos decorrentes da doença" (FIOROTTO; BARROSO, 2015, p. 741). Tendo em vista o Sistema Nervoso Central (SNC), analise as sentenças a seguir:
I- A região que envolve os ventrículos laterais é chamada de telencéfalo, que consiste em dois divertículos laterais conectados por uma região mediana, o telencéfalo ímpar, e representa a parte mais desenvolvida e mais sofisticada do SNC - o córtex cerebral.
II- O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos do corpo humano, responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo: gânglios cerebroides, mesogleia, madrepórito e ambulacral.  
III- O sistema nervoso central começa como um cilindro oco chamado tubo neural. Isso se desenvolve nos fundamentos do SNC, neurônios e células gliais. O sistema motor é representado pelas células do SNC que controlam os músculos esqueléticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FIOROTTO, Samira Maria; BARROSO, Sabrina Martins. Relato de experiência em acompanhamento cognitivo com um paciente com esclerose múltipla. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 35, n. 3, p. 740-753, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300740&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2018.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina