Buscar

1ª Avaliação de Fisiologia Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Avaliação de Fisiologia Vegetal 
1- Abaixo estão listados agentes ou elementos que atuam na fisiologia da abertura dos estômatos, EXCETO.
Resposta: Atuação do Ácido Abscísico
2- Cite uma situação da prática em campo de um engenheiro agrônomo em que os conhecimentos adquiridos sobre relações hídricas ou nutrição mineral te auxiliariam para melhoria da produtividade em uma lavoura de sua escolha. Atenção: não serão aceitas situações propostas similares. 
Resposta: Lavoura de café sofrendo com estiagem prolongada, dias de muito sol e calor, com estrutura para a irrigação (gotejamento). 
 Esse método é uma opção eficaz podendo adicionar na água os nutrientes necessários, realizando a nutrição da planta, com esse parcelamento, aplica-se uma menor quantidade de fertilizantes deixando o solo menos concentrado em sais, facilitando a sua absorção e melhorando a relação hídrica entre solo e planta, aumentando a produtividade do cafeeiro. 
3- Descreva, de forma geral para todos elementos essenciais, como ocorre o crescimento das plantas em função da concentração do nutriente nos tecidos. 
Resposta: quando a planta tem deficiência de algum nutriente essencial, ocorre um crescimento exponencial de acordo com a quantidade de nutriente absorvido e depois de um período esse crescimento diminui e pode ficar paralisado, que é a zona adequada. 
4- A gutação ocorre quando as condições são favoráveis à absorção de água (verdadeira). 
A água higroscópica não é utilizada pelas plantas e pode mover-se somente na forma de vapor. Nessa condição convencionou-se que esse solo estaria no ponto de murcha permanente (PMP). (Verdadeira);
Quando uma célula adulta e flácida é colocada em contato com água pura, a entrada de água nessa célula dependerá apenas da diferença de potencial entre a água pura e a água concentrada no interior da célula (verdadeira)
5- Suponhamos que o potencial hídrico de um solo seja -0,41 MPa. Neste solo foi plantado duas variedade V1 e V2, sendo que o potencial hídrico da raiz de V1 é de -0,33 MPa e de V2 -0,52 MPa. Como ficaria o crescimento destas duas variedades neste solo? Explique fisiologicamente o por quê.
Resposta: no caso da variedade V1o crescimento dessa planta seria inibido e vários processos fisiológicos também por consequência da falta de água nas células. A V2 desenvolveria seu crescimento, com a absorção de água e nutrientes (solução do solo). 
O movimento da água no sistema solo-planta, ocorre de acordo com a diferença de potencial hídrico. A água move-se do maior potencial hídrico (menor concentração de sais) em sentido ao menor potencial hídrico (maior concentração de sais, mais negativo). Então, a planta deve ter menor potencial hídrico que o solo para que a planta possa crescer e desenvolver.

Mais conteúdos dessa disciplina