Buscar

QUESTIONÁRIO 02 super dotação e altas habilidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES – AULA 02 – EDUCAÇÃO ESPECIAL
· (IF-ES – 2019) Leia o texto abaixo que trata da Educação Especial na Lei 9.596/1996 – LDB: Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A lei, neste artigo, em seu § 3º, prevê que a oferta da educação especial:
Resposta Marcada :
Tem início na Educação infantil e estende-se ao longo da vida.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· (COPEVE-UFAL – 2017) Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
 
 
I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão aceleração para concluir o programa escolar em menor tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com deficiência nas classes comuns de ensino regular, o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados.verifica-se que está(ão) correta(s)
Resposta Marcada :
II e III apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· (VUNESP – 2016) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante direitos aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, na perspectiva da educação inclusiva, que devem ser observados pelos sistemas de ensino, no sentido de:
Resposta Marcada :
utilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· (DEPSEC – 2018 – Adaptada) A Educação inclusiva é um direito que foi conquistado com a luta dos educadores e da sociedade de um modo geral. Nas letras da Lei é conceituada no Art. 58 da Lei 9394/96 onde “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.” Neste sentido, a inclusão escolar está assegurada na Constituição Federal e é referendada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 59.
Visando garantir este direito aos educandos com necessidades especiais, a legislação define que os sistemas de ensino deverão ter:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender às suas necessidades;
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
É totalmente VERDADEIRO afirmar que:
Resposta Marcada :
I, II e III estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A LDB nº 9.39496 e a Resolução do CNE nº 022001 instituem as Diretrizes Nacionais para
Educação Especial na Educação Básica. Determinam que sejam ofertadas atividades que favoreçam o aluno que apresente altas habilidades/superdotação. Este dispositivo legal garante inclusive a possibilidade de conclusão, em menor tempo, da série ou etapa escolar.
São especificadas como atividades que favorecem o aluno:
Resposta Marcada :
aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares, mediante desafios suplementares nas classes comuns, em salas de recursos ou em outros espaços definidos pelo sistema de ensino.

Mais conteúdos dessa disciplina