Buscar

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Prévia do material em texto

1.
		Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de comunicação seja capaz de:
	
	
	
	elaborar estratégias de comunicação interna que resultem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
	
	
	redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
	
	
	dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
	
	
	usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
	
	
	redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.
	
Explicação: As relações da organização com colaboradores e com grupos sociais deve servir para orientar a estratégia empresarial.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os grupos sociais que interferem na sociedade são: ______________: partidos, coligações e movimentos dentro dos partidos. ______________: grandes empresas, multinacionais etc. ______________: defesa de direitos, classes ou a grupos excluídos socialmente. ______________: tem sua base nos princípios religiosos.
	
	
	
	Políticos, Econômicos, Sociais, Espirituais
	
	
	Políticos, Empresariais, Minoritários, Cristãos
	
	
	Doutrinários, Econômicos, Minoritários, Espirituais
	
	
	Políticos, Econômicos, Sociais, Ateístas
	
	
	Doutrinários, Empresariais, Minoritários, Cristãos
	
Explicação:
Em  uma sociedade democrática,  a comunicação social também é  um  lugar em que os  interesses de toda ordem se cruzam e buscam voz e espaço de intervenção. Logo,  alguns setores, como o econômico, o religioso, e outros, vão fazer pressão para serem ouvidos e terem poder de decisão nas questões  cruciais da vida em sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Grupo de pessoas excluídas socialmente podem se reunir para formar um grupo de pressão, lutando pelas próprias exigências, próprios direitos, contra os poderes políticos, em ações diversas. As ações do grupo WWF - World Wide Fund for Nature, conhecido por diversas manifestações que dizem respeito ao meio ambiente, podem ser classificadas como:
	
	
	
	ações diretas
	
	
	pacíficas
	
	
	de sabotagem
	
	
	indiretas
	
Explicação:
Sim,  as ações do  grupo WWF, que defendem a preservação do meio ambiente  global,  são ações de caráter pacífico. Todas visam a conscientizar e educar as  populações  globais contra os crimes impetrados contra o meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		 
I. As populações são organizadas em famílias e sociedades II. As punições e as ameaças do poder estabelecido são do tipo psicológico, rituais e sistema judiciário III. Grupos de pressão são organizações que para interesse próprio, através de estatégias específicas, influenciam e pressioam outros indivíduos ou grupos e a mídia IV. As ações indiretas dos grupos de pressão utilizam principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários para controle da opinião pública V. Os grupos sociais podem ser politicos, espirituais, econômicos.
 
Quais  dos  enunciados acima estão corretos? 
	
	
	
	A. Nenhuma está correta
	
	
	C. IV, V
	
	
	B. I, II
	
	
	D. III,V
	
	
	E. Todas estão corretas
	
Explicação:
No que  diz respeito aos grupos de  pressão e ação: todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre grupos de interesse e grupos de pressão, respectivamente, é incorreto afirmar:
	
	
	
	podem ser profissionais, econômicos ou religiosos | permanente ou transitório, que, para satisfazer interesses próprios, procura obter medidas do Estado.
	
	
	grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas formal ou informalmente ligadas por propósitos | dotados de meios humanos e materiais necessários para promover seus objetivos.
	
	
	compartilham interesses, aspirações ou direitos divisíveis de outros grupos / segmentos | possui vontade de utilizar recursos ativamente para atingir seus propósitos.
	
	
	obrigatoriamente possui caráter associativo dos partidos | trata-se de uma partição, uma organização e representação do pluralismo partidário.
	
	
	não raro, converte-se em grupo de pressão | categoria interposta entre o cidadão e o Estado.
	
Explicação: O grupo de interesse não possui caráter associativo a partidos e os grupos de pressão podem ou não representar algum partido.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Num processo de comunicação para a mobilização, o que distingue a ______________ da simples divulgação é seu compromisso com os resultados. Espera-se que as pessoas não só tomem conhecimento das informações, mas a incorporem de alguma forma. O termo que preenche corretamente a lacuna no texto é:
	
	
	
	manipulação.
	
	
	recepção.
	
	
	participação.
	
	
	mobilização.
	
	
	coletivização.
	
Explicação:
Num processo de comunicação para a mobilização, o que distingue a mobilização da simples divulgação é seu compromisso com os resultados. Espera-se que as pessoas não só tomem conhecimento das informações, mas a incorporem de alguma forma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a relação da comunicação popular com a comunicação massiva, é correto dizer:
	
	
	
	Os meios massivos e os populares são excludentes. Ou um ou outro.
	
	
	Os meios comunitários não potencializam a participação direta do cidadão na esfera comunicacional.
	
	
	Os meios comunitários estão fora do alcance do povo e fora do ambiente em que a pessoa vive.
	
	
	Os meios populares estão inseridos no dia-a-dia das comunidades e não devem se colocar como força antagônica, nem superadora dos meios de massa.
	
	
	Os meios de massa são suficientes para suprir as necessidades de comunicação local, das comunidades e dos movimentos sociais organizados.
	
Explicação:
A comuicação  popular deve se colocar  como mais  uma  forma de  comunicação,  ou melhor, como uma forma alternativa de comunicação. 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com relação às redes de movimentos sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta:
	
	
	
	A possibilidade de fazer parte de um movimento, envolver-se em uma ação coletiva, sem ter de automaticamente aderir a uma organização específica é uma característica peculiar das redes de movimento social.
	
	
	As redes de movimentos sociais impossibilitam a transposição de fronteiras territoriais, temporais e sociais.
	
	
	A sociedade civil organizada do novo milênio tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, interorganizacionais e de redes de movimentos e de formação de parcerias entre as esferas públicas, privadas e estatais, criando novos espaços de governança com o crescimento da participação cidadã.
	
	
	Os movimentos sociais adotam formas de participação política, como a utilização do protesto com o fim de fazer pressão sobre as instituições. Essas ações de protesto podem se concentrar no Estado nacional e em nível transnacional, contra atores internacionais.
	
	
	A rede de movimento social pressupõe a identificação de sujeitos coletivos em torno de valores, objetivos ou projetos comuns e assumir um caráter propositivo, tendo em vista seu efeito multiplicador e difusor de novos valores e de empoderamento dos movimentos.
	
Explicação: Embora a ação seja local nos movimentos sociais eles podem alcançar dimensões maiores e transpor fronteiras.

Continue navegando