Buscar

Questionário de neuropsicologia

Prévia do material em texto

1- Defina sinapses e sua importância para a manutenção da vida. 
Sinapse se dá pelas transmissões de informações pelos neurônios através de impulsos nervosos que passam por um espaço entre os neurônios chamados de fenda sináptica. Sem as sinapses não há comunicação do corpo com o cérebro.
2- Quais os tipos de sinapses e suas diferenças?
Química e elétrica, a primeira acontece através de neurotransmissor, já a segunda através de impulsos elétricos.
3- O que são neurotransmissores e onde são produzidos? 
Os neurotransmissores são moléculas (substâncias químicas) responsáveis pela comunicação das células no Sistema Nervoso, na sua maioria são provenientes de precursores de proteínas, e são normalmente encontradas nos terminais sinápticos dos neurônios. 
4- O que ocorre com os neurotransmissores após passagem pela membrana sináptica?
 Qual a importância desse evento? Isso provoca alterações elétricas na célula pós-sinaptica, uma vez que, em geral, os sítios de ligação apresentam-se localizados em canais iônicos controlados por transmissor. 
5- O que é fenda sináptica?
 Entende-se que as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, entretanto não se tocam, existe um pequeno espaço entre as membranas celulares, ou seja, o espaço sináptico ou fenda sináptica. 
6- Defina placa motora e sua importância na comunicação mioneural? 
Os neurotransmissores atuam no contato entre neurônios e na junção neuromuscular, isto é, nas sinapses entre o axônio de um neurônio motor e as fibras musculares esqueléticas. Essas junções neuromusculares também são chamadas de junções mioneurais ou, também, placas motoras. Ou seja, é a região onde ocorre sinapse entre neurônios e células musculares, ou seja, terminações nervosas que se localizam na fibra muscular
7- Qual o papel da MAO (monamina oxidase) no SNC? 
São responsáveis por metabolizar a noradrenalina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração sináptica destas e condicionando maior excitação dos neurônios que possuem receptores para estes mediadores. 
8- O que são anfetaminas e como agem no SNC? 
As anfetaminas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório. Estimulam o sistema nervoso central, provocando aumento das capacidades físicas e psíquicas. Intensificando liberação da noradrenalina, além de ser rapidamente assimilada pela corrente sanguínea. 
9 - Como as anfetaminas têm sido usadas hoje e que riscos oferecem a quem as usa sem orientações médicas? 
Durante muito tempo, a anfetamina foi utilizada para tratar depressão, epilepsia, mal de Parkinson, já nas últimas décadas, a anfetamina tem sido usada em massa em tratamentos para emagrecer, já que a droga é temporariamente eficaz na supressão do apetite, mas exige aumento de doses, além de ser usadas em corridas de cavalos, jogos de futebol e outras competições desportistas pelo fato de dar aumento da força muscular. Os riscos se aplicam em delírios paranoides (sensação de estar sendo perseguido) além de doenças vasculares (infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas) e degeneração das células do cérebro. 
10- Qual a Importância das sinapses? 
Se dá principalmente pela manutenção da homeostase, devido à sua capacidade de transmitir certos impulsos e inibir outros. A maioria das doenças do encéfalo e muitos transtornos psiquiátricos resultam da ruptura da comunicação sináptica e justifica a importância das sinapses, que, por isso, representam o local de ação da maioria das drogas que afetam o encéfalo.
11- Cite toxinas que afetam a liberação de neurotransmissores.
Butulismo e Tétano. Pois estão intimamente relacionadas com a falha na liberação de neurotransmissores para realização das sinapses, o que impede e/ou dificulta o contato entre neurônios.

Continue navegando