Buscar

Prévia do material em texto

5
	
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO EM SERVIÇOS JURÍDICOS, NOTARIAIS
E DE REGISTRO 
CIDADE /ANO
IRAQUARA-BA/2020 
	N
	NOME 
	RA 
	1
	Tainá Sousa De Jesus
	1911542
	2
	Beatriz Santos Omar Valiceli
	2095933
	3
	Joyce Lopes dos santos
	0550894
	4
	
	
	5
	
	
 
PIM IV
Iraquara-Ba
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO EM SERVIÇOS JURÍDICOS, NOTARIAIS
E DE REGISTRO
	Tainá Sousa De Jesus
	1911542
	Beatriz Santos Omar Valiceli
	2095933
	Joyce Lopes dos santos
	0550894
	
	
	
	
Projeto Integrado Multidisciplinar IV apresentado à Universidade Paulista – UNIP, como requisito para computação de horas. Seu desenvolvimento tem como base as três disciplinas estudadas no segundo bimestre. Direito Constitucional, Linguagem e Comunicação Jurídica e Teoria Geral do Direito II.
Resumo 
 Em um breve resumo do filme assistido “O Juiz”, podemos ver e analisar um pouco sobre as disciplinas estudadas no bimestre, envolvendo-as com o filme. Hank Palmer, advogado bem-sucedido e arrogante, retorna à sua pequena cidade natal após do falecimento de sua mãe. Ele descobre que seu pai-respeitado juiz local-, Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. Os dois precisam curar certas feridas e aceitar a dependência que Joseph, diagnosticado com câncer, tem do filho.
Palavra-Chave= conflitos e intrigas. 
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................. 6
2. DESENVOLVIMENTO....................................................................7
2.1. DISCRIÇÃO DOS PERSONAGENS...........................................8
2.2. VERSÃO DO ACUSADO E DEFESA.........................................9
2.3. VERSÃO DA VÍTIMA E ACUSAÇÃO...................................9-10
2.4. MENSAGENS SUBLIMINARES.............................................10
2.5. RELAÇÃO COM O CONTEÚDO..........................................10-11	
2.6. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................... 11
3. CONCLUSÃO........................................................................12
4. DADOS BIOGRÁFICOS...........................................................13
	
	
 1. Introdução 
O Projeto Integrado Multidisciplinar IV - PIM IV foi realizado com pesquisas através de um filme assistido e pesquisado na internet, tem como objetivo atrelar a teoria à prática observando os seguintes pontos: introdução com as principais características estruturais desenvolvido em formato de um relatório narrando a história, levando em conta as características e práticas existentes nessa organização para desempenhar bem as funções de gestor e garantir a eficácia na administração da organização, como também a transparência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos e observar possíveis irregularidades e identificar as prováveis soluções para tal. O filme “O Juiz” foi desenvolvido por meio da pesquisa através do filme assistido pela internet, tendo como base as disciplinas estudadas durante o bimestre, sendo elas: Direito Constitucional, Linguagem e Comunicação Jurídica e Teoria Geral do Direito II.
2. Desenvolvimento
The Judge (O Juiz)
Lançamento do filme: Portugal 9 de outubro de 2014
País em que foi a filmagem: Estados Unidos
Diretor: David Dobkin
Gênero: Drama 
Elenco e Principais atores
Robert Downey Jr. como Henry "Hank" Palmer
Robert Duvall como Juiz Joseph Palmer
Vincent D'Onofrio como Glenn Palmer
Billy Bob Thornton como Dwight Dickham
Vera Farmiga como Samantha "Sam" Powell
Jeremy Strong como Dale Palmer
Leighton Meester como Carla Powell
Ken Howard como Juiz Sanford Warren
David Krumholtz como Mike Kattan
Melissa Leo como Margaret Stevens
Dax Shepard como Attorney C.P Kennedy
Sarah Lancaster como Lisa Palmer
Balthazar Getty como Deputado Hanson
Grace Zabriskie como Sr. Blackwell
Matt Riedy como Xerife White
Ian Nelson como Eric
Emma Tremblay como Lauren Palmer
Mark Kiely como Mark Blackwel
Denis O’HARE como Dr. Morris
3. Descrição dos personagens:
Advogado Hank Palmer: Advogado do caso de Joseph Palmer. Advogado bem sucedido, orgulhoso, cínico e arrogante. Mora em uma grande casa com sua filha e esposa, que passam por um processo de divórcio por traição. É um advogado brilhante em seu trabalho, mas imparcial. No começo, é ausente na criação da filha, mas com o passar da história demonstra amor a filha.
Juiz Joseph Palmer: É um juiz rígido e irônico. Pai de Hank, Glenn e Dale Palmer. É um alcoolista em recuperação. É diagnosticado com câncer no estomago, possuindo pouco tempo de vida. Torna-se mais amável em sua velhice, sendo um avô amoroso com Lauren Palmer, sua neta. Pela quimioterapia, possui episódios de demência e transtornos delirantes. Era um bom pai, mas impaciente. 
Glenn Palmer: irmão de Hank e Dale. Ama o pai, Juiz Joseph Palmer, e o defende. Tem dois filhos. É sensato, emotivo, impaciente e tem um bom coração. É ex lançador de baseball -era um excelente jogador-, pois fraturou o pulso em um acidente e não pôde mais jogar.
Dwight Dickham: advogado da vítima. É inteligente, rígido e impassível. Tem episódios de ironia. Só pensa em ganhar o caso e não importa com o Joseph, e por isso, pode ser considerado egoísta e apático.
Samantha Powell: Namorada de infância de Hank. Tem uma filha, sendo mãe muito jovem. Ainda ama Hank e se importa com ele. É amorosa e paciente. Trabalha no restaurante que ela comprou.
Dale Palmer: Irmão de Hank. Portador do espectro de autismo e por isso, não entende muito bem os eventos. Filma todos os acontecimentos e faz filmes caseiros. Foi o primeiro a encontrar a mãe após ela morrer. Não é muito bom para se relacionar com as pessoas.
Carla Powell: Filha de Samantha. Tem um bom coração. Tem pouca ação no filme. 
Juiz Sanford Warren: Juiz do caso que Joseph Palmer está sendo acusado. É severo, justo e arrogante. Segue a lei, sendo imparcial.
Advogado Mike Kattan: É advogado. Aparece em poucas cenas do filme. É parcial e frágil.
Advogado Attorney C. P. Kennedy: É o primeiro advogado que defende Joseph Palmer. É desqualificado. Formou-se em uma faculdade de baixo nível. Pede demissão por se considerar desqualificado e se torna assistente. É ansioso.
Lisa Palmer: Ex-esposa de Hank. Está em processo de separação de casamento por motivos de adultério. Ama a filha e a conhece bem. 
Deputado Hanson: É um dos policiais do caso de Joseph Palmer. É rígido e quer justiça acima de tudo. É arrogante e desconfiado.
Sr. Blackwell: Mãe da vítima. Demonstra que amava o filho, mas durante o filme, é provado que ela visitou o filho somente 3 vezes em 20 anos de detenção. Quer justiça.
Xerife White: Policial responsável pela investigação do crime. É compromissado com o trabalho. Foi o primeiro a encontrar a vítima. Rígido e justo. Tem um bom coração.
Eric: Filho de Dale Palmer. Tem pouca influência no filme
Lauren Palmer: Filha de Hank. Carinhosa, bondosa e inteligente. Ama os pais e o avô. Fica triste com a separação dos pais.
Mark Blackwell: Vítima do crime. Tem uma má índole. Alcoolista e agressivo. Foi preso pelo homicídio de uma garota. É descrito como sujo e mal no filme.
Dr. Morris: Doutor responsável pela autópsia da vítima. É compromissado com o trabalho.
4. Versão do acusado:
O juiz Joseph Palmer, após a morte de sua esposa, tenta se tranqüilizar, saindo para ir ao supermercado -Mini Mart- após o enterro dela. Chegando no supermercado vê Blackwell -denominado como o maior erro da carreira do juiz pois, após ser perdoado de atirar na casa de sua namorada, voltou na casa dela e a assassinou afogada, sendo julgado a 20 anos de detenção-, e perde sua memória a partir desse momento. Joseph afirma que foi embora pela pista que passa pelo Moinho, chegando lá, afirma que a pista estavaalagada por conta da chuva. Após ser impedido de passar pelo Moinho, pegou outro caminho, onde foi encontrado o corpo de Blackwell. Mas Joseph afirma que pode ter atropelado Blackwell intencionalmente em seu lapso de memória. 
Defesa: O juiz Palmer, por conta da chuva e da dificuldade de visibilidade, pode ter atropelado algo e não prestado ajuda por achar que era um cervo ou algum animal silvestre. Blackwell estava bêbado -foi encontrado álcool no sangue da vítima- e poderia ter caído da sua bicicleta durante o retorno para sua casa. Joseph, por conta do câncer no intestino, teve que ser submetido a quimioterapia. O tratamento contra o câncer pôde acarretar demência e perda de memória-revelado durante o filme-, dificultado seu estado normal, o colocando em Estado de Natureza por transtornos delirantes
4.1 Versão da vítima:
Mark Blackwell era um filho amado -é revelado no filme que a mãe não tinha contato com o filho, contrariando esse argumento- e tinha se redimido com a prisão. 
Defesa: O Juiz Joseph Palmer, por ter raiva de Blackwell, teria planejado de assassiná-lo quando se encontraram no Mini Mart, encaixando em homicídio doloso. De acordo com as testemunhas, Joseph e Mark fizeram contato visual e discutiram no supermercado. O corpo foi encontrado no acostamento, indicando que Joseph o matou intencionalmente, assim como a falta de marcas de frenagem. As câmeras do supermercado mostram Blackwell saindo de bicicleta e Joseph pegando o caminho contrário. Entretanto, as filmagens revelam o carro de Joseph seguindo Mark 4 minutos depois- o tempo gasto para chegar à pista do Moinho, onde foi afirmado que estava alagada, é de aproximadamente 9 minutos-, revelando que o juiz não chegou até o Moinho.
4.2 Mensagens subliminares identificadas no enredo e a interpretação elaborada pelo aluno ou grupo. 
Com a análise do filme, pudemos identificar vários pontos subtendidos que ensejam interpretação. Embora, identificada várias intenções comunicativas ao desenrolar da trama, destacou-se como a predominante a argumentação jurídica persuasiva utilizada pelo advogado Hank. Em toda trama, o advogado de defesa tenta convencer o destinatário de seus próprios argumentos, influenciando-o a mudarem de opinião. A utilização da retórica como discurso persuasivo, fica evidente como instrumento de argumentação em vários momentos do filme, como exemplo, pode destacar quando o advogado se depara com um grupo de cidadãos em um ambiente social, e estes direcionam uma série de provocações, insinuações e críticas ao mesmo, que se utilizando de toda sua sagacidade em argumentação e eloquência retórica, neutraliza e inibe os ataques somente com sua oratória. Em outro momento, quando está sendo feita a escolha para a composição do júri. O advogado busca aqueles que julga serem mais facilmente persuadidos e que irão acreditarem em seus argumentos, mesmo que isso vá contra as evidências do caso. Algo que fica evidente, quando Hank responde ao ser questionado sobre o perfil para a escolha dos jurados: "idiotas, aqueles que posso persuadir e fazer engolir suas próprias línguas, qualquer um que acredita no pé grande (...)”, pôde-se identificar claramente a intenção do advogado em fazer uso da retórica como uma forma de manipulação na oratória por meio da persuasão. Com essas passagens, está evidente que o uso correto e estruturado de instrumentos e elementos da linguagem, constitui proficiência linguística, e consequentemente adesão dos interlocutores de modo a acatar o seu discurso persuasivo, ferramenta primordial na área jurídica.
4.3 Comentários sobre os aspectos do filme que tiveram relação com o conteúdo assimilado nas disciplinas de Teoria Geral do Direito II, Direito Constitucional e Linguagem e Comunicação Jurídica.
O direito como uma ciência, tem seus próprios instrumentos e mecanismos de \atuação. Em toda a trama do filme, identificamos importantes Princípios Constitucionais, que vale ressaltar; O juiz Joseph em uma audiência deparou-se com o caso de Mark Black, que naquela ocasião estava sendo acusado de agredir uma moça. O juiz convencendo-se do arrependimento que o acusado demonstrou estar sentindo, sentenciou-o a cominação mínima daquele delito (30 dias). Após cumprir a pena elencada, o agora condenado, assassinou seu desafeto assim que posto em liberdade. Neste breve trecho, paralelo ao desenlace da trama observou que o Juiz fez uso do Princípio Constitucional do Livre Convencimento Motivado, por meio do qual o juiz aprecia livremente as provas atribuindo à importância que entender cabível, e desta forma construir seu convencimento, para prolatar uma sentença. O Princípio da Presunção da Inocência, presente na declaração dos Direitos Humanos e em nossa Constituição Federal, preceitua: “Art. 5º, inciso LVII da CF/88. Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Relacionando a definição ao filme analisado, em que o Juiz Joseph está sendo acusado pelo assassinato de Marck Black, observamos na trama que não houve prisões arbitrarias contra o réu, e a presunção de sua inocência foi respeitada ao longo da ação até prolação da sentença, pois até que se comprove sua culpa, toda pessoa tem o direito de ser considerado inocente. O Contraditório e a Ampla Defesa foram os que mais se destacaram na obra analisada. O advogado Hank assegurou ao acusado no processo judicial tais garantias lançando mão de todos os meios e recursos que dispunha para tanto, este princípio está resguardado no Art. 5º LV – da CF “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. A respeito da linguagem utilizada no filme, como regra para o meio jurídico ali encenado, utilizou-se a linguagem formal. Sendo Hank um advogado com profundo domínio nas matérias de direito e grandes habilidades inerente a sua função como a hermenêutica e forte poder argumentativo, construiu ao longo da trama discursos persuasivos e argumentativos, explicitando o poder da retórica e a oralidade como sua principal arma.
4. 4 Conclusão
Neste trabalho, abordamos as três disciplinas estudadas do bimestre: Direito constitucional, que fala sobre a interpretação das normas constitucionais; linguagem e comunicação jurídica, que é na qual o advogado mostra o seu conhecimento aos possíveis clientes; Teoria geral do direito II, na qual estuda o ordenamento jurídico, em sua totalidade, a partir da observação dos vários sistemas jurídicos. Relacionamos essas disciplinas ao filme escolhido para o estudo referente ao trabalho solicitado.
O filme escolhido foi: the judge (o juiz), um advogado bem-sucedido e arrogante, que retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. Os dois precisam curar certas feridas e aceitar a dependência que Joseph, portador de Alzheimer, tem do filho. Em questão, o filme é relacionado as disciplinas estudadas e foi muito importante para o nosso conhecimento sobre o assunto, no qual aprofundamos mais sobre o assunto.
4.5 Referências Bibliográficas Sites 
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-215680/creditos/-Acessado em= 26/10/2020
https://exame.com/casual/estreiaem-o-juiz-robert-downey-jr-estrela-drama-familiar-feito-para-comover-espectador/-Acessado em= 27/10/2020
http://www.Wikipedia.com-Acessado em=24/10/2020
https://www.filmesonlinegratisbr.com/o-juiz-dublado-online - Acessado em= 24/10/2020
Algumas outras informações foram tiradas do livro-texto.