Buscar

Estudo dirigido de células Th17


Prévia do material em texto

1 – De acordo com o estudo de um grupo de pesquisa inglês do Instituto Francis Crick, liderado por Brigitta Stockinger, façam um mapa conceitual que estabeleça as respostas duais (benéfica e patogênica) do padrão Th17.
 (
Resposta
 
benéfica
) (
Padrão
 
Th17
) (
Resposta
 
patogênica
) (
A resposta TH17 induz a
 
produção
 
de
 
citocinas
 
como
 
IL-6, que está presente em
 
níveis
 
aumentados
 
em
 
muitos casos de cura
 
espontânea ou em lesões
 
ativas.
) (
O desequilíbrio na taxa de
 
ativação
 
Th17/Treg
 
em
 
pacientes digestivos, favorece
 
Th17 em detrimento de Treg,
 
gerarando um ambiente não
 
regulador, que resulta em
 
uma resposta inflamatória
 
exacerbada,
 
responsável
 
pelas
 
lesões
 
dos
 
tecidos
 
gastrointestinais.
)
1 – Expliquem como ocorre o padrão de resposta Th17 na microflora intestinal, de acordo com o proposto pelo artigo.
Segundo o artigo, SFB (bactérias comensais filamentosas segmentadas) induzem maior proliferação de células Th17 tecido-residentes com alta capacidade de secreção de IL-22 e IL-17, que não apresentam distribuição sistêmica. Entretanto, tal subpopulação não apresentou atividade pró-inflamatória, sendo incapaz de controlar a infeção por C. rodentium. No entanto, a colonização do intestino por C. rodentium induziu um acentuado desenvolvimento de células Th17 pró-inflamatórias, capazes de secretar elevados níveis de IFN-g e controlar a infecção, essas células inflamatórias foram capazes de se distribuir na periferia e de adquirir plasticidade para o perfil Th1.
As células Th17 homeostáticas induzidas por bactérias comensais apresentaram metabolismo típico de células de memória, cuja produção energética é dependente da
fosforilação oxidativa e elevada capacidade de produção de produtos antioxidantes. Em contraste, células Th17 induzidas pela infecção com C. rodentium apresentaram elevada atividade metabólica relacionada principalmente à via glicolítica, característica típica de células efetoras inflamatórias.
2 – Qual a importância e a conclusão do estudo?
As células TH17 têm papéis importantes em doenças inflamatórias, bem como na proteção contra patógenos oportunistas e na barreira integridade. O benefício ou malefício das respostas das células TH17 podem ser moldados pela magnitude e duração das respostas com citocinas, ou por estímulos ambientais que sustentam células TH17. Embora a existência de uma população de células TH17 intestinais seja benéfico e a proteção de barreira seja amplamente aceita, ainda não está claro o que distingue as células TH17 benéficas das patogênicas.

Mais conteúdos dessa disciplina