Buscar

Lista de Exercícios sobre Lagoas de Estabilização II

Prévia do material em texto

Efluentes Líquidos Industriais e Domésticos
ESTUDO DIRIGIDO I
LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO
1) Cite os principais impactos do lançamento de águas residuárias em corpos receptores. 
Os principais impactos são: Elevação da temperatura, Sólidos dissolvidos totais, Matéria orgânica, Microrganismos patogênicos, Nutrientes, Mudanças de pH, Compostos tóxicos, Corantes, Substâncias tensoativas, Substâncias radioativas. 
2) O que são lagoas de estabilização?
As lagoas de estabilização são sistemas aquáticos naturais, onde as águas residuárias são armazenadas por longos períodos para permitir que uma ampla gama de microrganismos e plantas aquáticas interajam e atuem nos processos de conversão e decaimento da matéria orgânica, nutrientes, organismos patogênicos e outros constituintes, transformações que ocorrem a partir de baixos níveis de investimento no sistema de tratamento (HOSETTI; FROST, 1995; GRAY, 2004; MAHMOOD et al., 2013). Vários são os benefícios das lagoas de estabilização, pois, além das suas boas eficiências de remoção de matéria orgânica (JORDÃO e PESSÔA, 2014), patógenos (AMAHMID et al., 2002), nutrientes (HURSE e CONNOR, 1999), também podem lidar com metais pesados (MOSHE et al., 1972) e com contaminantes orgânicos emergentes (GARCIA-RODRÍGUEZ et al., 2014), podendo ser sistemas úteis para o tratamento de esgotos domésticos e para efluentes industriais. Estes sistemas também podem ser utilizados para o tratamento de esgoto hospitalar, porém um tratamento terciário é necessário para garantir a remoção de alguns poluentes, como mercúrio, cadmio, cobalto, nitrogênio amoniacal, etc. (BEYENE e REDAIE, 2011). Outra vantagem destes sistemas é que seu efluente pode ser reutilizado na agricultura e aquicultura (MENYA et al., 2013).
3) Por que as lagoas de estabilização são indicadas para as condições brasileiras?
São indicadas para regiões de clima quente e países em desenvolvimento, devido aos seguintes aspectos: suficiente disponibilidade de área; clima favorável (temperatura e insolação elevadas); operação simples; necessidade de poucos ou nenhum equipamento.
4) Em lagoas de estabilização predomina o tratamento biológico pela ação de microrganismos para depuração da água residuária. Qual o papel desempenhado pelas bactérias e pelas algas numa lagoa de estabilização?
Têm-se que as algas são responsáveis pelo processo de fotossíntese, no qual é liberado oxigênio que é utilizado pelas bactérias para degradar a matéria orgânica. A perda de algas no efluente é uma preocupação constante, já que isto aumenta a concentração de sólidos e de DBO.
5) De acordo com a classificação nutricional diferencie os seres Fotoautótrofos, Fotoheterótrofos, Quimioautótrofos e Quimioheterótrofos.
Bactérias fotoautotróficas: elas são responsáveis por produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, tendo como fonte de carbono o gás carbônico e como fonte de energia a luz.
Bactérias fotoheterotróficas: utilizam luz como fonte de energia, mas não conseguem converter o gás carbônico em moléculas orgânicas. Elas utilizam compostos orgânicos que absorvem do meio externo, como fonte de carbono para a produção dos componentes orgânicos de suas células.
Bactérias quimioautotróficas: utilizam oxidações de compostos inorgânicos como fonte de energia para a síntese de substâncias orgânicas a partir de gás carbônico (CO2).
Bactérias quimioheterotróficas: tanto a fonte de energia quanto a de átomos de carbono são moléculas orgânicas que a bactéria ingere como alimento. As bactérias heterotróficas são classificadas em saprofágicas e parasitas.

Continue navegando