Buscar

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTAS E DESAFIOS

Prévia do material em texto

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PROPOSTAS E DESAFIOS
1/10 - O Documento da Base Nacional Comum Curricular exerce um caráter de:
Resolução.
Parecer.
Currículo.
Diretriz.
Medida Provisória.
2/10 - Podemos afirmar que a Base Nacional Comum Curricular entrou em vigor a partir de qual ano?
2020.
1996.
2007.
2018.
2000
3/10 - É correto afirmar que a Base Nacional Comum Curricular abarca quais modalidades da Educação Básica?
Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Apenas os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
Apenas o Ensino Médio.
Apenas a Educação Infantil.
4/10 - As Competências defendidas na Base Nacional Comum Curricular têm como objetivos:
Desenvolver um melhor raciocínio lógico-matemático que auxilie os estudantes ao longo de toda sua trajetória escolar, visando sua participação ativa na sociedade.
Desenvolver um melhor raciocínio teórico que auxilie os estudantes ao longo de toda sua trajetória escolar, visando sua participação ativa na sociedade.
Desenvolver um melhor raciocínio linguístico que auxilie os estudantes ao longo de toda sua trajetória escolar, visando sua participação ativa na sociedade.
Desenvolver uma melhor tomada de decisão, de liderança, de resolução de problemas e a utilização dos conhecimentos que foram aprendidos ao longo do processo formativo.
Desenvolver um melhor raciocínio pedagógico que auxilie os estudantes ao longo de toda sua trajetória escolar, visando sua participação ativa na sociedade.
5/10 - É correto afirmar que as Áreas do Conhecimento no Ensino Médio preditas pela Base Nacional Comum Curricular são divididas entre:
Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Sociais.
Tecnologias, Sociedade e Ciências.
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Tecnologias.
Linguagem e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Ciências, Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
6/10 - Quantas Competências Gerais a Base Nacional Comum Curricular elenca?
10
20
12
15
25
7/10 - As Áreas do Conhecimento estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular visam:
(...) garantir o desenvolvimento das compete^ncias teóricas, uma vez que cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
(...) garantir o desenvolvimento das compete^ncias práticas, uma vez que cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
(...) garantir o desenvolvimento das compete^ncias pedagógicas, uma vez que cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
(...) garantir o desenvolvimento das compete^ncias gerais, uma vez que cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
(...) garantir o desenvolvimento das compete^ncias especi´ficas, uma vez que cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades.
8/10 - Os Objetos de Conhecimento que aparecem ao longo de todas as Áreas da Base nacional Comum Curricular, pode ser sinônimo de:
Leituras.
Exercícios.
Conteúdos.
Práticas.
Teorias.
9/10 - A Área de Linguagens, na base Nacional Comum Curricular voltada para o Ensino Fundamental, contemplam quais Componentes (Disciplinas)?
Geografia e História.
Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.
Geografia, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
Arte, Educação Física e Matemática.
Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
10/10 - Podemos dizer que a Base Nacional Comum Curricular não é um Currículo, pois ela almeja que as:
“(...) redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma grade de conteúdos nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2018, p. 5).
“(...) redes de ensino e instituições escolares públicas passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2018, p. 5).
“(...) redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2018, p. 5).
“(...) redes de ensino e instituições escolares particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2018, p. 5).
“(...) redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma grade de conteúdos internacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2018, p. 5).