Buscar

José, policial militar, recebeu denúncia anônima no sentido de que na Rua das Acácias, nesta capital, ocorreria tráfico de drogas. Diante de tal i...


José, policial militar, recebeu denúncia anônima no sentido de que na Rua das Acácias, nesta capital, ocorreria tráfico de drogas. Diante de tal informação, teve por bem se deslocar, juntamente com seu colega Cláudio, para o tal lugar. Ali chegando, nada avistaram e resolveram ficar em campana, aguardando a ocorrência de alguma movimentação suspeita. Avistaram, então, a chegada, ao local, de um casal, que adentrou a residência. Nada além disso foi presenciado pelos agentes policiais. Ainda antes do fim do dia, José, convicto de que no local ocorria tráfico de drogas, decide empreender diligência na residência e logra êxito em encontrar no interior da casa 300 quilos de maconha, 100 quilos de cocaína, balanças de precisão, plástico filme para acondicionar a droga e um caderno de anotações dando conta de movimentações financeiras. Diante disso, o casal foi preso, a droga apreendida e, posteriormente, instaurada ação penal. A respeito do caso, considerando a garantia de inviolabilidade do domicílio e sua interpretação pelos tribunais superiores:



a) A prova que embasa a ação penal é lícita, pois o delito de tráfico é, em alguns de seus verbos nucleares, crime permanente, razão pela qual configurado crime em flagrante, exceção expressa à inviolabilidade domiciliar.


b) A prova que embasa a ação penal é lícita pois a denúncia anônima que motivou a diligência confere esteio à ação policial.


c) A prova que embasa a ação penal é ilícita, pois a diligência foi realizada por policiais militares, enquanto o correto seria que o fosse por policiais civis, caso em que seria lícita.


d) A prova que embasa a ação penal é ilícita, pois seria indispensável a demonstração de existência de fundadas razões que indicassem que no interior da casa estava em curso o crime, sendo que, no caso, tais fundadas razões inexistiram.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa (d) A prova que embasa a ação penal é ilícita, pois seria indispensável a demonstração de existência de fundadas razões que indicassem que no interior da casa estava em curso o crime, sendo que, no caso, tais fundadas razões inexistiram. Isso ocorre porque a inviolabilidade do domicílio é uma garantia constitucional, e a entrada na residência sem autorização ou mandado judicial só é permitida em casos excepcionais, como flagrante delito ou situação de perigo iminente. No caso apresentado, a denúncia anônima não é suficiente para justificar a entrada na residência sem mandado, tornando a prova ilícita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina