Buscar

Os estudos de monitoramento ambiental envolvem avaliações hidrológicas para determinar vazões de corpos hídricos que são utilizados como receptores...

Os estudos de monitoramento ambiental envolvem avaliações hidrológicas para determinar vazões de corpos hídricos que são utilizados como receptores de despejos inseridos em uma bacia hidrográfica. Tais bacias possuem vários índices fisiográficos associados que descrevem atributos como: forma da bacia (coeficiente de compacidade e índice de conformação), área de drenagem, rede de drenagem, declividade do rio principal, comprimento do rio principal etc. Sabendo que o trecho “a - b” (destacado na figura) limita um corpo hídrico de interesse, e que este trecho medido no mapa tem 1,60 cm aproximadamente, determine a declividade média e o comprimento, respectivamente, do corpo hídrico destacado. a. 7 km; 0,11 m/m b. 800 m; 0,11 m/m c. 160 km; 1% d. 1,6 km; 12% e. 1,6 m; 0,01 m/m

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a declividade média e o comprimento do corpo hídrico destacado, precisamos utilizar a fórmula: Declividade média = variação de elevação / distância percorrida No caso, a variação de elevação é de 1,60 cm e a distância percorrida é desconhecida. Portanto, não é possível determinar a declividade média e o comprimento apenas com as informações fornecidas.

0
Dislike0
User badge image

Maria Cecília souza

(Adaptado – ENADE, 2010) Com a publicação da Lei n° 12.305 de 2010, os municípios ficam obrigados a eliminar os antigos lixões. Tal fato suscitou algumas prorrogações e muita demanda de serviço especializado. Neste contexto, imagine que sua consultoria foi contratada para monitorar e realizar a remediação dos lixões, pois são áreas potencialmente contaminadas. Avalie as afirmações que seguem.

I. Os lixões possuem unidades estruturais destinadas a capturar os gases - de alto poder calorífico - produzidos pela degradação anaeróbia da matéria orgânica, embora os custos para pressurizar estes gases sejam elevados.

II. Após segregação do material potencialmente reutilizável, apenas a matéria orgânica restante é acondicionada nos lixões, junto com microrganismos responsáveis por sua degradação.

III. Lixões são unidades de disposição de resíduos sólidos, que via de regra, não apresentam planejamento construtivo, portanto, não contêm drenos para coleta do lixiviado produzido a partir da degradação da matéria orgânica, denominado chorume.

IV. O chorume produzido pela decomposição do material despejado nos lixões apresenta carga orgânica de DBO mais elevada que a média dos esgotos domésticos. 

V. Para uma primeira adequação dos lixões aos novos parâmetros da PNRS, é essencial a implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais, pois afastam as águas de chuva do lixão, evitando que essa água lixivie e aumente a produção de chorume e gases.

a. III, IV e V

b. I, III e V


c. I, III e IV


d. I, II e IV


e. II, III e IV


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais