Buscar

A economia capitalista não dava sinais de que iria sair da crise, quando um economista inglês chamado John Maynard Keynes apresentou ao mundo a sua...

A economia capitalista não dava sinais de que iria sair da crise, quando um economista inglês chamado John Maynard Keynes apresentou ao mundo a sua proposta de salvação para o sistema. Keynes refutava as ideias de Adam Smith e dos defensores da teoria liberal, argumentando sobre a necessidade da intervenção do Estado na economia para impulsionar os investimentos e assegurar o pleno emprego de recursos.

Para Keynes, o Estado, preservando a autonomia da iniciativa privada, deveria participar como elemento essencial de investimento no sistema econômico. O Estado deveria injetar recursos para proporcionar o fortalecimento da iniciativa privada, investindo em infraestrutura e, principalmente, atuando em empreendimentos onde as empresas capitalistas não estivessem dispostas a investir. Para a teoria de Keynes, o papel a ser desempenhado pelo Estado na economia é, também, o de manter empréstimos para garantir o bom funcionamento do setor produtivo e do comércio, e socorrê-los, caso houvesse necessidade.

Keynes atribui à demanda a crise pela qual passou o capitalismo. De acordo com a teoria keynesiana, o Estado deve intervir como comprador dos serviços privados com o objetivo de ampliar a demanda para absorver o excesso de mercadorias produzidas. Keynes estabelece a divisão da economia em microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia tem por objeto o comportamento individual do consumidor e do produtor (a conduta da empresa é assemelhada à de um empresário individual) e prossegue na linha tradicional do liberalismo que, na teoria econômica, está encarnado na doutrina neoclássica ou marginalista.

Para a microeconomia tradicional não existe desemprego involuntário. Só existe desempregado porque o trabalhador não está disposto a trabalhar por um salário menor, se o trabalhador se dispusesse a trabalhar por um salário menor haveria trabalho para todos. A macroeconomia tem por objeto a economia nacional como um todo.


Essa pergunta também está no material:

2ECONOMIA POLÍTICA APLICAD1
14 pág.

Serviço Social Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A proposta de salvação para o sistema econômico apresentada por John Maynard Keynes foi a teoria econômica conhecida como "Keynesianismo". Essa teoria defende a intervenção do Estado na economia, por meio de políticas fiscais e monetárias, com o objetivo de impulsionar os investimentos e garantir o pleno emprego de recursos. Segundo Keynes, o Estado deve atuar como investidor, injetando recursos na economia, principalmente em áreas onde as empresas privadas não estejam dispostas a investir, além de manter empréstimos para garantir o bom funcionamento do setor produtivo e do comércio. A teoria keynesiana também atribui à demanda a crise pela qual passou o capitalismo, defendendo que o Estado deve atuar como comprador dos serviços privados para ampliar a demanda e absorver o excesso de mercadorias produzidas. Além disso, Keynes estabeleceu a divisão da economia em microeconomia, que estuda o comportamento individual do consumidor e do produtor, e macroeconomia, que analisa a economia nacional como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina