Buscar

Comumente podemos ouvir frases racistas onde as pessoas que a falaram têm a certeza de que não são racistas, não foram racistas ou, então, fizeram-...

Comumente podemos ouvir frases racistas onde as pessoas que a falaram têm a certeza de que não são racistas, não foram racistas ou, então, fizeram-se entender equivocadamente. A exemplo disso podemos citar frases como: Até que seu cabelo nem é tão “RUIM”; Meu nome não é “NEGÃO”. “Meu nome é” Bernardo”; Você não é negra. Você é “MORENINHA”. Reconhece-se que as palavras têm sentidos, significados e expressam não apenas o que as pessoas pensam direta ou indiretamente, como também como elas foram subjetivadas por estas palavras/conceitos durante seus contínuos processos de formação. Para tanto, recomenda-se que:

Os professores fiquem atentos aos seus discursos e aos dos alunos para que, identificando um discurso racista, crie dispositivos específicos que mitiguem a sua existência, evitando a sua nova ocorrência.
true

Essa pergunta também está no material:

Educação Para as Relações Étnicos e Raciais teste 2-1
3 pág.

Pedagogia Universidade Santa CecíliaUniversidade Santa Cecília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação presente na pergunta é verdadeira. É importante que os professores estejam atentos aos seus próprios discursos e aos dos alunos para identificar discursos racistas e criar dispositivos específicos para mitigar sua existência e evitar sua nova ocorrência. O combate ao racismo é uma responsabilidade de todos e deve ser uma prioridade na educação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina