Buscar

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na a...

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células-beta. Diversas condições podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. 

Diabetes Tipo 1 (DM 1): essa forma de diabetes é resultado da destruição das células-beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células-beta, levando à deficiência de insulina. O quadro clínico mais característico é de um início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses) de sintomas, como: sede, diurese e fome excessiva, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. Esse quadro mais grave é conhecido como Cetoacidose Diabética e necessita de internação para tratamento.

Diabetes Tipo 2 (DM 2): nesta forma de diabetes está incluída a grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos). Nesses pacientes, a insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. A instalação do quadro é mais lenta e os sintomas – sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros – podem demorar vários anos até se apresentarem. Se não reconhecido e tratado a tempo, também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma.

Considerando as informações sobre a Diabetes Mellitus, descreva as alterações que essa doença causa ao metabolismo. 

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Diabetes Mellitus é uma doença que causa alterações no metabolismo devido à elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Na Diabetes Tipo 1, há uma deficiência de insulina devido à destruição das células-beta pancreáticas, o que leva a um aumento da glicose no sangue. Na Diabetes Tipo 2, a insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas, mas sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. Isso também leva a um aumento da glicose no sangue. A hiperglicemia crônica pode causar danos em diversos órgãos, como rins, olhos, nervos e vasos sanguíneos, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

0
Dislike1
User badge image

EstudanteMais

A glicemia alta reduz a capacidade de eliminar radicais livres e compromete o metabolismo de várias células, principalmente as dos neurônios. Pessoas com diabetes podem apresentar feridas com difícil cicatrização devido aos níveis elevados de açúcar no sangue e/ou circulação sanguínea deficiente.
0
Dislike0
User badge image

Diego Matheus

Principalmente alterações macroscopicas e microscópicas

Macroscopicas são os efeitos em órgãos-alvo, causando IC, DRC

Microscopicas são efeitos sobre pequenos capilares, causa de retinopatia diabética, neuropatias, nefropatias.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina