Buscar

A desigualdade espacial não se materializa, apenas, na ausência ou presença de serviços básicos de infraestrutura, mas, principalmente, na lógica q...

A desigualdade espacial não se materializa, apenas, na ausência ou presença de serviços básicos de infraestrutura, mas, principalmente, na lógica que rege a escolha dos lugares que contarão ou não com esses serviços e nos interesses que ditam para quais lugares serão destinados os resíduos sólidos de uma cidade, em que locais ocorrerão a construção de fábricas, o desmatamento ou a destruição de um ecossistema, por exemplo. Nesse sentido, faz-se relevante perguntar também que aspectos levam determinados lugares a serem convertidos em Áreas de Preservação Ambiental (APA), pois, ao mesmo tempo em que a questão da preservação ambiental tem se tornado cada vez mais candente, muitos grupos tradicionais têm sido expropriados de seus territórios. Nesse processo, conflitos ambientais se delineiam, caracterizados não apenas pelas disputas materiais sobre o território, mas também, pelas simbólicas. 

Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019 (adaptado).

No que concerne às desigualdades espaciais em que são verificados conflitos ambientais oriundos da interface rural-urbano, o plano diretor é um instrumento de gestão que apresenta potencialidade para a mediação dos conflitos. 

Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o plano diretor é 


um instrumento básico da política de desenvolvimento da saúde, do uso da água e do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal e federal, devendo ser aprovado por lei federal.

um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo ser aprovado por lei municipal.

um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal e estadual, devendo ser aprovado por lei estadual.

um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal, estadual e federal, devendo ser aprovado por lei federal.

E um instrumento básico da política de desenvolvimento da saúde, do uso da água e do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal e estadual, devendo ser aprovado por lei estadual.

PERGUNTA ANTERIOR

PRÓXIMA PERGUNTA


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, além de ser parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo ser aprovado por lei municipal. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina