Buscar

2) O advento da Emenda Constitucional n.o 66/2010 modificou consideravelmente o instituto O advento da Emenda Constitucional n.o 66/2010 modificou ...

2) O advento da Emenda Constitucional n.o 66/2010 modificou consideravelmente o instituto

O advento da Emenda Constitucional n.o 66/2010 modificou consideravelmente o instituto do divórcio, trazendo reflexos indubitáveis também na separação.

Sobre tais modificações, assinale a alternativa correta quanto às transformações ocorridas na separação e no divórcio, bem como a releitura sobre os deveres do casamento:

A) A Emenda Constitucional n.o 66/2010 extingue a exigência de lapso temporal para o divórcio, sendo possível, atualmente, casar em um dia e divorciar no outro, se coadunando com a ideia de que a falta de amor é motivo legítimo para a dissolução da sociedade conjugal.

B) Os deveres do casamento e as hipóteses de impossibilidade de vida em comum são elencados de forma taxativa e, quando violados, cabe ao juiz avaliar o motivo que leva um dos cônjuges a pedir a separação.

C) Em que pese a Emenda Constitucional n.o 66/2020 retire prazos de espera para que se possa buscar a dissolução do casamento, é posição majoritária que essa determinação é para o divórcio, não afetando o instituto da separação, que permanece ativo em todas as suas espécies e regras.

D) A separação judicial tem efeitos completamente diferentes da separação de fato. Por isso, o instituto é útil e não pode ser excluído pela Emenda Constitucional n.o 66/2010, sendo posição pacífica a mantença da separação no ordenamento jurídico.

E) A secularização e a laicização do Estado são tendências que andam na contramão da dissolubilidade dos vínculos e da repersonalização, sendo visão que resta afetada pela Emenda Constitucional n.o 66/2010.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A Emenda Constitucional n.o 66/2010 extingue a exigência de lapso temporal para o divórcio, sendo possível, atualmente, casar em um dia e divorciar no outro, se coadunando com a ideia de que a falta de amor é motivo legítimo para a dissolução da sociedade conjugal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais