Buscar

PADRÃO DE RESPOSTA – QUESTÃO 2 Enunciado Carlos, como dirigente sindical, vinha representando ativamente os empregados de uma sociedade empresá...

PADRÃO DE RESPOSTA – QUESTÃO 2

Enunciado

Carlos, como dirigente sindical, vinha representando ativamente os empregados de uma sociedade empresária na unidade situada em Porto Alegre/RS.

No entanto, para sua surpresa, recebeu um comunicado da empresa determinando sua transferência para a unidade de Porto Velho/Rondônia. No comunicado constava que a empresa pagaria apenas o transporte de ida e volta, bem como a moradia em hotel local. O trabalho em Rondônia duraria cerca de 6 meses e seriam mantidos o mesmo salário e a mesma composição remuneratória que ele recebia em Porto Alegre. A mudança deveria ocorrer em 15 dias.

Carlos procura você, como advogado(a), para uma consulta. Observando o texto da CLT, responda aos itens a seguir.

A) Que medida judicial prevista expressamente na CLT deverá ser adotada a fim de, imediatamente, evitar a transferência de Carlos? Fundamente. (Valor: 0,65)

B) Caso ocorra a transferência, Carlos terá algum direito trabalhista a reivindicar? Fundamente. (Valor: 0,60)

Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

Gabarito comentado

A) Deverá ser ajuizada ação trabalhista com pedido de tutela de urgência a fim de sustar a transferência, na forma do Art. 659, inciso IX, da CLT.

B) Deverá ser requerido adicional de transferência, na forma do Art. 469, § 3º, da CLT.

A) Deverá ser ajuizada ação trabalhista com pedido de tutela de urgência a fim de sustar a transferência, na forma do Art. 659, inciso IX, da CLT.
B) Deverá ser requerido adicional de transferência, na forma do Art. 469, § 3º, da CLT.

Essa pergunta também está no material:

133283_GABARITO_JUSTIFICADO_-_DIREITO_DO_TRABALHO(1)
6 pág.

Direito do Trabalho 2019 Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A) Deverá ser ajuizada uma ação trabalhista com pedido de tutela de urgência para sustar a transferência, conforme o Art. 659, inciso IX, da CLT. Isso porque a transferência de Carlos é considerada uma alteração unilateral do contrato de trabalho, o que fere o princípio da continuidade da relação de emprego e afronta o Art. 468 da CLT. Além disso, a empresa não ofereceu condições adequadas para a transferência, como o pagamento de todas as despesas de mudança e a garantia de emprego após o término do período de transferência. B) Caso ocorra a transferência, Carlos terá direito a reivindicar o adicional de transferência, conforme o Art. 469, § 3º, da CLT. Esse adicional corresponde a 25% do salário do empregado e deve ser pago durante todo o período de transferência. Além disso, Carlos também poderá reivindicar o pagamento de todas as despesas de mudança, como transporte, hospedagem e alimentação, conforme o Art. 470 da CLT.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina