Buscar

O termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”. Assim, a microbiologia é o ramo da ciência que es...

O termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”. Assim, a microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou melhor, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio. Portanto, essa é uma das áreas da biologia que pesquisa todos os aspectos dos microrganismos. Desta forma, pode-se dividir a microbiologia em três grandes grupos: bacteriologia, micologia e virologia, e é importante compreender as características relacionados a cada microrganismo para fazer sua identificação, entender os modos de transmissão, prevenção e tratamento. Resumindo, com os estudos em microbiologia foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos, vencendo doenças infecciosas antes consideradas letais (Unesc, c2024).

A respeito dos aspectos relacionados aos microrganismos. Responda:

​a) IDENTIFIQUE o grupo de bactérias que apresenta membrana externa e EXPLIQUE como a composição dessas bactérias é responsável pelas propriedades tóxicas, como febre e choque, causadas ao organismo humano.

b) A anfotericina B, fluconazol e cetoconazol apresentam toxicidade seletiva para qual microrganismo? De acordo com as características estruturais EXPLANE o que permite essa seletividade.

 c) Os vírus podem ser cultivados em meio de cultura? JUSTIFIQUE.

d) O diagnóstico bacteriológico é uma das vertentes para o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas. CITE as três abordagens que se baseia o diagnóstico bacteriológico.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) O grupo de bactérias que apresenta membrana externa é o das bactérias Gram-negativas. A composição dessas bactérias é responsável pelas propriedades tóxicas, como febre e choque, causadas ao organismo humano devido à presença de lipopolissacarídeos (LPS) em sua membrana externa. b) A anfotericina B, fluconazol e cetoconazol apresentam toxicidade seletiva para fungos. Essa seletividade é permitida pelas diferenças estruturais entre as células fúngicas e as células humanas, como a presença de ergosterol na membrana plasmática dos fungos, que é o alvo desses medicamentos antifúngicos. c) Os vírus não podem ser cultivados em meio de cultura comum, pois eles precisam de células vivas para se replicarem. Por isso, é necessário utilizar células cultivadas em laboratório para o cultivo de vírus. d) As três abordagens que se baseiam no diagnóstico bacteriológico são: cultura bacteriana, coloração de Gram e testes bioquímicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando