Buscar

2005 – Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos Elaborada pela Unesco. Dignidade humana e direitos humanos: os interesses e o bem-es...

2005 – Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos

Elaborada pela Unesco.
Dignidade humana e direitos humanos: os interesses e o bem-estar do indivíduo devem ter prioridade sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade.
Benefício e dano: os benefícios aos sujeitos da pesquisa devem ser maximizados, e qualquer dano possível a tais indivíduos deve ser minimizado.
Consentimento: em casos específicos de pesquisas desenvolvidas em um grupo de indivíduos ou comunidade, um consentimento adicional dos representantes legais do grupo ou comunidade envolvidos pode ser buscado. Em nenhum caso, o consentimento coletivo da comunidade ou o consentimento de um líder da comunidade ou outra autoridade deve substituir o consentimento informado individual.
Compartilhamento de benefícios: os benefícios resultantes de qualquer pesquisa científica e suas aplicações devem ser compartilhados com a sociedade e, no âmbito internacional, em especial com países em desenvolvimento.
Práticas transnacionais: quando a pesquisa for conduzida em um ou mais países (países hospedeiros) e financiada por fonte de outro país, tal pesquisa deve ser objeto de um nível adequado de revisão ética no país hospedeiro e no país no qual o financiamento está localizado. A pesquisa transnacional em saúde deve responder às necessidades dos países hospedeiros.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional
254 pág.

Anatomia I UniasselviUniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos foi elaborada pela Unesco em 2005. Ela estabelece que a dignidade humana e os direitos humanos devem ter prioridade sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade. Além disso, a declaração estabelece que os benefícios aos sujeitos da pesquisa devem ser maximizados, e qualquer dano possível a tais indivíduos deve ser minimizado. O consentimento informado individual é fundamental em qualquer pesquisa, mas em casos específicos de pesquisas desenvolvidas em um grupo de indivíduos ou comunidade, um consentimento adicional dos representantes legais do grupo ou comunidade envolvidos pode ser buscado. Os benefícios resultantes de qualquer pesquisa científica e suas aplicações devem ser compartilhados com a sociedade e, no âmbito internacional, em especial com países em desenvolvimento. Por fim, a pesquisa transnacional em saúde deve responder às necessidades dos países hospedeiros e ser objeto de um nível adequado de revisão ética no país hospedeiro e no país no qual o financiamento está localizado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image