Buscar

O teste de Coombs é amplamente utilizado no diagnóstico da eritroblastose fetal, doença que afeta recém-nascidos, causada por incompatibilidade san...

O teste de Coombs é amplamente utilizado no diagnóstico da eritroblastose fetal, doença que afeta recém-nascidos, causada por incompatibilidade sanguínea entre mãe e �lho. Essa doença causa hemólise massiva das células vermelhas do recém-nascido. Para evitar a ocorrência da patologia é necessário realizar a triagem do tipo sanguíneo dos pais da criança durante o pré-natal. Sobre o teste de Coombs é incorreto a�rmar que:
Para realizar o teste de Coombs direto é necessário utilizar eritrócitos do tipo sanguíneo O positivo em uma primeira etapa, assim esses eritrócitos serão sensibilizados pelos anticorpos anti-RH.
O teste de Coombs direto é realizado no sangue do recém-nascido e irá detectar a presença de eritrócitos sensibilizados com anticorpos anti-RH provenientes da mãe.
a. Para realizar o teste de Coombs direto é necessário utilizar eritrócitos do tipo sanguíneo O positivo em uma primeira etapa, assim esses eritrócitos serão sensibilizados pelos anticorpos anti-RH.
b. O teste de Coombs indireto é realizado no sangue da mãe, com esse teste é possível detectar a presença de anticorpos anti-RH contra os eritrócitos.
c. O soro de Coombs é composto de imunoglobulinas que detectam anticorpos anti-RH, ou seja, um anticorpo contra anticorpos.
d. O teste de Coombs direto é realizado no sangue do recém-nascido e irá detectar a presença de eritrócitos sensibilizados com anticorpos anti-RH provenientes da mãe.
e. Para evitar a ocorrência da eritroblastose fetal, as mães Rh negativo devem fazer o uso da “vacina”, que tem função de imunização passiva, evitando a sensibilização da gestante.

Essa pergunta também está no material:

5 IMUNOLOGIA CLINICA - QUESTIONÁRIO UNIDADE III _
9 pág.

Imunologia Clínica Faculdades São JoséFaculdades São José

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta sobre o teste de Coombs é a alternativa "a". Na verdade, para realizar o teste de Coombs direto é necessário utilizar eritrócitos do tipo sanguíneo do paciente em questão, e não necessariamente do tipo sanguíneo O positivo. Esses eritrócitos serão sensibilizados pelos anticorpos anti-RH, caso estejam presentes no sangue do paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando