Buscar

O empirismo e o racionalismo (pensamento cartesiano) constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase ...

O empirismo e o racionalismo (pensamento cartesiano) constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase inicial. Sobre o empirismo podemos afirmar que:
I - A palavra empirismo, deriva da palavra grega empiria, que significa basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos.
II - Podemos dizer que o empirismo é a posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmacoes, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência.
III - O grito de guerra do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. Ou seja, todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial.
IV - Os empiristas, portanto, defendem a noção de ideias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta.
3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
2. Somente os enunciados II e III estão corretos.
1. Somente os enunciados I e III estão corretos.
4. Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
5. Somente os enunciados II e IV estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

47 pág.

Filosofia da Educação Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 4: "Somente os enunciados I, II e III estão corretos". O enunciado I está correto, pois o empirismo é uma corrente filosófica que se baseia na experiência sensível como fonte de conhecimento. O enunciado II também está correto, pois o empirismo considera a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. O enunciado III está correto, pois o empirismo defende que todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial. Já o enunciado IV está incorreto, pois os empiristas não defendem a noção de ideias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando