Buscar

Paciente do sexo feminino, 20 anos de idadem gestante com diagnostico de anemia falciforme desde os 3 anos de idade. Submeteu-se à colecistectomia ...

Paciente do sexo feminino, 20 anos de idadem gestante com diagnostico de anemia falciforme desde os 3 anos de idade. Submeteu-se à colecistectomia em dezembro de 1993. Em 1994m aoresentou o diagnostico de necrose asséptica de cabeça de fêmur direito. A ultima internação da paciente foi em Dezembro de 200, quando recebeu 3 unidades de concentrado de hamacias. Em Fevereiro de 2001 foi admitida no pronto socorro com queixa de dores de forte intensidade em articulações de membros superiores e inferiores, acompanhada de sispneia aos pequenos esfocos, ortopneia e dispneia paroxistica noturna. A paciente não relatavva febre, piora da ictericiam akteração intestinal ou do trato unrinario. Ao exame fisico, apresentava palidez de mucosa, ictericia, edema discreto de membros inferiores e sopro sistolico de ejeção (2+/4+). Os resultados dos exames laboratoriais na admissão era: hemoglobina de 7,1 g/dl, hamatocrito de 21% e contagem de reticulocitos de 10%. Os valores de bilirrubinas totais eram de 3 mg/dl e bilirrubina indireta de 1,7 mg/dl, dosagem de enzima desidrogenase latica (DHL) de e hemogloibina S de 96%. O teste de coombs direto era negativo e o teste de coombs indireto positivo., sendo identificado anticorpo anti-D (fator RH).

A) Devido a transfusão de sangue que a paciente foi submetida no ano de 2000, ela pode ter sido sensibilizada com anticorpos (aloanticorpos) da bolsa de sangue e por este motivo nesta internação o teste de coombs indireto foi positivo.

B) Para detectar a presença de hamácias sensibilizadas com o fator RH contra o feto é realizadoo tste de coombs direto.

C) O teste de coombs serve para detecção apenas de antigenos do sistema ABO

D) Os bebes gerados por essa paciente pode desenvolver doenca hemolitica significativa no periodo neonatal, dificilmente desenvolvem anemia, nas peimrias semans/meses, nunca necessitando de transfusoes de conmcentrado etitrocitario.

E) Nenhuma alternativa é verdadeira


Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) Devido a transfusão de sangue que a paciente foi submetida no ano de 2000, ela pode ter sido sensibilizada com anticorpos (aloanticorpos) da bolsa de sangue e por este motivo nesta internação o teste de coombs indireto foi positivo. B) Para detectar a presença de hemácias sensibilizadas com o fator RH contra o feto é realizado o teste de coombs direto. C) O teste de coombs serve para detecção apenas de antígenos do sistema ABO. D) Os bebês gerados por essa paciente podem desenvolver doença hemolítica significativa no período neonatal, dificilmente desenvolvem anemia, nas primeiras semanas/meses, nunca necessitando de transfusões de concentrado eritrocitário. E) Nenhuma alternativa é verdadeira. A alternativa correta é a letra A) Devido à transfusão de sangue que a paciente foi submetida no ano de 2000, ela pode ter sido sensibilizada com anticorpos (aloanticorpos) da bolsa de sangue e por este motivo, nesta internação, o teste de Coombs indireto foi positivo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina