Buscar

Considerando que o conceito de cultura passa por inúmeras reformulações e usos, que Adam Kuper (1999), por exemplo, mostra como França, Alemanha e ...

Considerando que o conceito de cultura passa por inúmeras reformulações e usos, que Adam Kuper (1999), por exemplo, mostra como França, Alemanha e Inglaterra tinham formas diferentes de conceber tal conceito e que por vezes se opunham umas em relação às outras, leia atentamente as seguintes afirmações:

I - Lucien Febvre chegou a, pelo menos, dois sentidos desse termo: um primeiro que dizia respeito a todo um conjunto que incluía aspectos materiais, morais, intelectuais e políticos da vida social e, nesse sentido, não implicava julgamento de valor; num segundo sentido, muito parecido com o sentido dado pelos evolucionistas culturais, a palavra conotava um estágio avançado de desenvolvimento, que era representado por nossa própria sociedade e conotava julgamento de valor.

II - A formulação de Lucien Febvre chegava a duas percepções sobre a cultura: por um lado ela era o termo para se referir tanto a sociedades modernas sobreviventes; por outro, era entendida como um ideal de uma vida social civilizada.

III - A grande questão para os franceses como Lucien Febvre era exatamente o fato incomum de que cultura era uma das poucas palavras da língua francesa que não tinha qualquer ambiguidade; ou seja, para qualquer falante de língua francesa o único significado de cultura era como sinônimo de civilização.

É VERDADEIRO o que se afirma em

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: I - Lucien Febvre chegou a, pelo menos, dois sentidos desse termo: um primeiro que dizia respeito a todo um conjunto que incluía aspectos materiais, morais, intelectuais e políticos da vida social e, nesse sentido, não implicava julgamento de valor; num segundo sentido, muito parecido com o sentido dado pelos evolucionistas culturais, a palavra conotava um estágio avançado de desenvolvimento, que era representado por nossa própria sociedade e conotava julgamento de valor. II - A formulação de Lucien Febvre chegava a duas percepções sobre a cultura: por um lado ela era o termo para se referir tanto a sociedades modernas sobreviventes; por outro, era entendida como um ideal de uma vida social civilizada. III - A grande questão para os franceses como Lucien Febvre era exatamente o fato incomum de que cultura era uma das poucas palavras da língua francesa que não tinha qualquer ambiguidade; ou seja, para qualquer falante de língua francesa o único significado de cultura era como sinônimo de civilização. Portanto, a afirmação correta é: I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais