Buscar

Híbrido - 208386 . 5 - Hbd40 - Tributos em Espécie - 20241 Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário as respostas Híbrido - 208386 . 5 - Hbd40 -...

Híbrido - 208386 . 5 - Hbd40 - Tributos em Espécie - 20241


Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário


as respostas

Híbrido - 208386 . 5 - Hbd40 - Tributos em Espécie - 20241

 

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

 

Pergunta 1

0 Pontos

A “taxa do lixo” é uma das mais importantes taxas cobradas pelo município, na medida em que constituem instrumento importante para o exercício da limpeza urbana. Existem limites para a cobrança do referido imposto, na medida em que os serviços que podem gerar a cobrança de taxas devem ser divisíveis.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a “taxa do lixo”, pode-se afirmar que esta taxa poderá ser cobrada:

quando se tratar da limpeza das vias urbanas, por ser possível identificar o contribuinte beneficiado pelo serviço.

quando se tratar da coleta de elementos hospitalares de instituições públicas, pois todos os contribuintes poderão ser beneficiados.

quando se tratar da coleta de resíduos das unidades residenciais, pois todos os contribuintes são beneficiados pelo serviço.

quando se tratar da limpeza das vias urbanas, pois todos os contribuintes são beneficiados pelo serviço.

quando se tratar da coleta de resíduos das unidades residenciais, por ser possível identificar o contribuinte beneficiado pelo serviço.

 

Pergunta 2

0 Pontos

A seguridade social consiste em um conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade, voltadas para assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 194, traz os objetivos da seguridade social.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre as Contribuições Sociais, pode-se afirmar que são objetivos da seguridade social:

diversidade na forma de participação no custeio e caráter centralizado da gestão judicial.

caráter democrático e centralizado da gestão administrativa e judicial.

separatividade e distributividade na prestação dos benefícios e valores.

redutibilidade do valor dos benefícios e ambivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

irredutibilidade do valor dos benefícios e uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

 

Pergunta 3

0 Pontos

As taxas possuem fato gerador previsto em lei, sendo indispensáveis para a regulação (especialmente o controle) da economia. As taxas, assim, possuem caráter extrafiscal, ao passo que não são instituídos apenas com a intenção de arrecadar recursos para o poder público.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre taxas, pode-se afirmar que a relação correta entre a taxa e as os fatos geradores dos impostos é que:

a taxa, em determinadas hipóteses, poderá ter fato gerador idêntico ao de alguns impostos.

a taxa deve possuir fato gerador semelhante ao que correspondem a impostos.

o imposto deverá ter fato gerador complementar ao que correspondam às taxas.

a taxa deve ter fato gerador complementar ao que correspondam a impostos.

a taxa deve ter fato gerador distinto ao que correspondam a impostos.

 

Pergunta 4

0 Pontos

O artigo 148 da Constituição Federal disciplina sobre os empréstimos compulsórios, apresentando as causas que possibilitam a criação dos referidos empréstimos. Da mesma forma, o Código Tributário Nacional, no artigo 15, também disciplina sobre as hipóteses de criação dos empréstimos compulsórios.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre empréstimos compulsórios, analise as afirmativas a seguir:

I. Os empréstimos compulsórios são instituídos por meio de contrato voluntário entre as partes.

II. Os empréstimos compulsórios poderão ser criados nos casos de guerra externa ou sua iminência.

III. Os empréstimos compulsórios são criados para fazer face aos custos de obras públicas de caráter ordinário.

IV. Os empréstimos compulsórios são criados nos casos de calamidade pública como forma de fazer face.

Está correto apenas o que se afirma em:

III e IV.

II, III e IV.

I e III.

II e IV.

I e II.

 

Pergunta 5

0 Pontos

O artigo 82 do Código Tributário Nacional institui que a lei relativa à contribuição de melhoria deverá observar certos requisitos mínimos. Se os requisitos não forem atendidos, a contribuição de melhoria não poderá ser instituída.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre os requisitos da contribuição de melhoria, analise as afirmativas a seguir:

I. A fixação do prazo não inferior a 15 (quinze) dias, para impugnação pelos interessados, dos documentos indispensáveis publicados é requisito indispensável para a contribuição de melhoria.

II. A publicação prévia do memorial descritivo do projeto é requisito indispensável para a contribuição de melhoria.

III. A regulamentação do processo administrativo de instrução e julgamento da impugnação dos documentos publicados é requisito indispensável para a contribuição de melhoria.

IV. A publicação prévia do documento dos impactos ambientais e da potencial melhoria imobiliária da região é requisito indispensável para a contribuição de melhoria.

Está correto apenas o que se afirma em:

I e III.

I e II.

I e IV.

II e III.

II e IV.

 

Pergunta 6

0 Pontos

Uma das premissas para a validade, ou seja, para a legitimidade das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) é que elas estejam em consonância com as previsões constitucionais, principalmente com as disposições relacionadas à ordem econômica e financeira. Além disso, é fundamental respeitar a natureza desses tributos.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), pode-se afirmar que as CIDE:

são tributos de natureza extrafiscal.

são tributos de natureza ultrafiscal.

são tributos de natureza difusa.

são tributos de natureza regimental.

são tributos de natureza fiscal especial.

 

Pergunta 7

0 Pontos

A Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) é uma das taxas que melhor representa o exercício do poder de polícia, ao passo que constituem instrumento de fiscalização da empresa no exercício das suas atividades, possuindo caráter, assim como outras taxas, marcadamente extrafiscal.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) O Município que cobra TCFA de empresas “verdes”, que desenvolvem atividades que preservam o meio ambiente natural, está agindo com exercício legal do poder de polícia.

II. ( ) O Município que cobra TCFA de empresas poluentes está agindo com exercício legal do poder de polícia.

III. ( ) O Município que cobra o valor mais baixo possível a título de TCFA de empresas muito poluentes está agindo com exercício legal do poder de polícia.

IV. ( ) O Município que cobra valor mais baixo a título de TCFA de empresas pouco poluentes do que empresas muito poluentes está agindo com exercício legal do poder de polícia.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, F, V, V.

F, V, F, F.

F, V, V, F.

V, F, F, V.

F, V, F, V.

 

Pergunta 8

0 Pontos

O Programa de Integração Social (PIS) é regulado inicialmente pela Lei Federal nº 9.175/98 e é voltado para a promoção da integração social do empregado. O

artigo 2º da Lei Federal nº 9.175/98 elenca os responsáveis por contribuir para o PIS.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre as Contribuições Sociais, pode-se afirmar que são responsáveis por contribuir para o PIS:

pessoas jurídicas de direito público, entidades sem fins lucrativos definidas como empregadoras pela legislação civilista e as fundações e pessoas jurídicas de direito público externo.

pessoas jurídicas de direito privado, entidades sem fins lucrativos definidas como empregadoras pela legislação trabalhista e as fundações e pessoas jurídicas de direito público interno.

pessoas jurídicas de direito privado exterior, entidades sem fins lucrativos definidas como empregadoras pela legislação trabalhista e as fundações e pessoas físicas.

pessoas jurídicas de direito público, entidades com fins lucrativos definidas como empregadoras pela legislação trabalhista e as fundações e pessoas jurídicas de direito público interno.

pessoas jurídicas de direito privados externos, entidades com fins lucrativos definidas como empregadoras pela legislação criminalista e as funções e pessoas jurídicas de direito público interno.

 

Pergunta 9

0 Pontos

As contribuições especiais possuem previsão no corpo da Constituição Federal de 1988, conforme pode-se ver nos artigos 149 e 149-A, consistindo em tributos que podem (e devem) ser instituídos pelos órgãos do Sistema Tributário Nacional.

Considerando essas informações e o conteúdo sobre as contribuições de melhoria, pode-se afirmar que as contribuições de intervenção no domínio econômico são de competência:

da União e dos Estados.

privativa dos Estados.

privativa da União.

dos Municípios e dos Estados.

da União, dos Estados e dos Municípios.Parte inferior do formulário

 

 

Pergunta 10

0 Pontos

Os empréstimos compulsórios possuem caráter marcadamente fiscal, na medida em que são instituídos, em hipóteses extraordinárias, para arrecadar recursos, em razão da necessidade do atendimento e custeio de atividades urgentes.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empréstimos compulsórios, o principal motivo para que alguns doutrinadores não considerem os empréstimos compulsórios como tributos é que:

eles são firmados em contrato de empréstimos, sendo facultativos, característica não presente nos tributos.

eles não possuem previsão constitucional, motivo pelo qual não podem ser considerados tributos.

eles não estão previstos no artigo 145 da CF, que institui os tributos ordinários.

eles são obrigatórios, independentemente de atividade específica, não podendo ser considerados tributos.

eles são coativos, mas restituíveis, não passando a fazer parte do patrimônio Estatal.


 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso ajudar com perguntas relacionadas a avaliações ou questionários online. Se precisar de ajuda com conceitos ou explicações sobre tributos, estarei aqui para ajudar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais