Buscar

Sobre as limitações das liberalidades e o testamento, assinale a alternativa correta. a. Se o herdeiro necessário for contemplado em testamento, h...

Sobre as limitações das liberalidades e o testamento, assinale a alternativa correta.

a. Se o herdeiro necessário for contemplado em testamento, haverá a dedução proporcional da parte da legítima que lhe cabia.
b. Para que os herdeiros colaterais sejam excluídos da sucessão, é necessária disposição expressa no testamento da vontade do testador (CC, art. 1.850).
c. O extrapolamento das liberdades de testar importa na invalidade do testamento, procedendo-se à sucessão na forma da lei.
d. Se houver testamento, a legítima se calcula no momento de sua realização, caso contrário, no momento da abertura da sucessão.
e. Apesar de o autor do testamento não poder dispor da legítima, pode dividir os bens que a compõem a seus herdeiros necessários da forma que lhe aprouver.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Das Sucessões Gerais II_ Revisão da tentativa2
7 pág.

Direito de Família e Sucessões OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. Se o herdeiro necessário for contemplado em testamento, haverá a dedução proporcional da parte da legítima que lhe cabia. - Correta. Quando um herdeiro necessário é contemplado no testamento, a parte da legítima que lhe cabia será deduzida proporcionalmente. b. Para que os herdeiros colaterais sejam excluídos da sucessão, é necessária disposição expressa no testamento da vontade do testador (CC, art. 1.850). - Incorreta. Para excluir os herdeiros colaterais da sucessão, não é necessária uma disposição expressa no testamento, pois a lei já prevê a ordem de sucessão. c. O extrapolamento das liberdades de testar importa na invalidade do testamento, procedendo-se à sucessão na forma da lei. - Correta. Se as liberdades de testar forem extrapoladas, o testamento pode ser considerado inválido, e a sucessão seguirá a forma prevista em lei. d. Se houver testamento, a legítima se calcula no momento de sua realização, caso contrário, no momento da abertura da sucessão. - Incorreta. A legítima se calcula no momento da abertura da sucessão, independentemente de haver testamento ou não. e. Apesar de o autor do testamento não poder dispor da legítima, pode dividir os bens que a compõem a seus herdeiros necessários da forma que lhe aprouver. - Incorreta. O autor do testamento não pode dispor da legítima, que é a parte dos bens destinada aos herdeiros necessários. Portanto, a alternativa correta é a letra "a".

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina