Buscar

Homeostase é um termo utilizado para descrever a capacidade de um organismo de se adaptar às mudanças ambientais e internas, mantendo as funções de...

Homeostase é um termo utilizado para descrever a capacidade de um organismo de se adaptar às mudanças ambientais e internas, mantendo as funções de maneira constante e eficiente, independente de quaisquer condições sofridas pelo corpo. Ela envolve uma série de processos complexos que garantem que os parâmetros internos (temperatura, níveis de glicose, pressão arterial, entre outros) permaneçam dentro dos limites adequados para o funcionamento otimizado das células e órgãos. A importância da homeostase para o organismo é imensa. Sem ela, os sistemas do nosso corpo entrariam em colapso rapidamente, comprometendo nossa saúde, bem-estar e sobrevivência.

O sistema nervoso é um sistema complexo composto por encéfalo, medula espinal, nervos e gânglios, e tem a função de percepção do ambiente interno e externo (recepção de estímulos), compreendendo (interpretação de estímulos) e gerando respostas para a manutenção da homeostase, além de gerar comportamentos.

Um exemplo claro dessa regulação é a capacidade do sistema nervoso central em controlar a temperatura do nosso corpo. Se estamos expostos a temperaturas muito altas, o cérebro recebe sinais através dos neurônios sensoriais que informam sobre o aumento da temperatura. O cérebro, então, envia sinais para o sistema cardiovascular, e ocorre a vasodilatação, que aumenta o fluxo de sangue para a pele e promove a dissipação do calor. Além disso, ele também ativa a sudorese, para ajudar a resfriar o corpo.

Portanto, entende-se que o sistema nervoso é correlacionado à homeostase e contribui diretamente para que sua função seja atingida: manter o corpo em harmonia, ajudando ao organismo na sua compreensão de manutenção e adaptação de suas funções orgânicas independentemente da situação. Desta maneira, concluímos que o sistema nervoso desempenha papel fundamental na homeostase, mantendo o corpo em harmonia, atuando na compreensão de manutenção e adaptação de suas funções orgânicas, independente da situação, atuando como um centro integrador.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 1 - homeostase e SN
2 pág.

Processos Biológicos 1 Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A homeostase é um termo utilizado para descrever a capacidade de um organismo de se adaptar às mudanças ambientais e internas, mantendo as funções de maneira constante e eficiente, independente de quaisquer condições sofridas pelo corpo. Ela envolve uma série de processos complexos que garantem que os parâmetros internos (temperatura, níveis de glicose, pressão arterial, entre outros) permaneçam dentro dos limites adequados para o funcionamento otimizado das células e órgãos. A importância da homeostase para o organismo é imensa. Sem ela, os sistemas do nosso corpo entrariam em colapso rapidamente, comprometendo nossa saúde, bem-estar e sobrevivência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image