Buscar

Quais são os músculos da face ?

quero inserção,origem,inervação e ação

💡 10 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A superfície da face é dividida em três regiões: orbital (olho), nasal e oral (boca), mais a região auricular (do crânio). Fora o músculos subcutâneos da face, responsáveis pelas expressões faciais, na região dos olhos contém o saco lacrimal que acumula as lágrimas. Na região nasal contém a raiz do nariz, localizada entre os supercílios. Na região oral, tem músculo masseter, juntamente com a articulação temporomandibular, permitem a movimentação da boca. Na região auricular, possui a hélice, o lóbulo e meato acústico externo.

 

Resumindo, fazem parte dos músculos faciais o músculo temporal, o orbicular do olho, levantador do supercílio, nasal, masseter, zigomático maior e menor, levantador da asa do nariz, levantador do lábio superior, depressor do lábio superior, levantador do lábio inferior, depressor do lábio inferior, depressor da asa do nariz, risório, bucinador, mentual e orbicular da boca.

0
Dislike0
User badge image

Natália Velozo

Músculos da face:

M. Temporal;

M. Orbicular do olho;

M. levantador do super cílio;

M. Nasal;

M. Masseter;

M. Zigomático Maior e Menor;

M. Levantador da asa do nariz;

M. Levantador do lábio superior;

M.  Depressor do lábio superior;

M. Levantador do lábio inferior;

M. Depressor do lábio inferior;

M. Depressor da asa do nariz;

M. Risório;

M. Bucinador;

M. Mentual;

M. Orbicular da boca.

2
Dislike0
User badge image

Clara Xavier Coelho

Músculos da boca
São divididos em quatro regiões: lábio superior, lábio inferior, bochecha e orifício bucal.

1) Músculos do lábio superior


Músculo ZIGOMÁTICO MAIOR, Músculo ZIGOMÁTICO MENOR, Músculo LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR, Músculo LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR E DA ASA DO NARIZ, Músculo LEVANTADOR DO ÂNGULO DA BOCA.

 

2) Músculos do lábio inferior


Músculo DEPRESSOR DO LÁBIO INFERIOR, Músculo DEPRESSOR DO ÂNGULO DA BOCA, Músculo TRANSVERSO DO MENTO, Músculo MENTONIANO, Músculo RISÓRIO.

 

3) Músculos da bochecha

Músculo BUCINADOR

 

4) Músculos do orifício bucal

Músculo ORBICULAR DA BOCA 

1
Dislike0
User badge image

Clara Xavier Coelho

Músculos da boca
São divididos em quatro regiões: lábio superior, lábio inferior, bochecha e orifício bucal.

1) Músculos do lábio superior


Músculo ZIGOMÁTICO MAIOR
Origem na face lateral do osso zigomático. Inserção no ângulo da boca. Ação: puxa para cima e para o lado, o ângulo da boca.


Músculo ZIGOMÁTICO MENOR
Origem na face lateral do osso zigomático, adiante do zigomático maior. Inserção no ângulo da boca, lábio superior. Ação: eleva o lábio superior.


Músculo LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR
Origem: processo frontal do osso maxilar. Inserção na asa do nariz e no lábio superior. Ação: eleva o lábio superior.


Músculo LEVANTADOR DO LÁBIO SUPERIOR E DA ASA DO NARIZ
Origem no processo frontal da maxila ao nível do ligamento palpebral medial; inserção no lábio superior e na asa do nariz. Ação: eleva o lábio superior e a asa do nariz,  tornando mais ampla a narina.


Músculo LEVANTADOR DO ÂNGULO DA BOCA
Origem na fossa canina da maxila, abaixo do forame infra-orbital. Inserção: entrelaça-se com fibras dos músculos vizinhos na região de ângulo da boca. Ação: eleva o ângulo da boca, tracionando-o ligeiramente para dentro.

2) Músculos do lábio inferior


Músculo DEPRESSOR DO LÁBIO INFERIOR
Origina-se na base da mandíbula em sua região lateral, logo abaixo do forame; insere-se na pele e mucosa do lábio inferior. Ação: abaixa o lábio inferior, tracionando-o ligeiramente para fora.


Músculo DEPRESSOR DO ÂNGULO DA BOCA
Origem na borda da mandíbula, em sua face externa, acima do músculo depressor do lábio inferior. Inserção no ângulo da boca e em pequena parte lateral do lábio superior. Ação: abaixa o ângulo da boca.


Músculo TRANSVERSO DO MENTO
Origina-se na parte lateral anterior da mandíbula. Inserção no ângulo da boca. Considerado por DiDio como fibras superficiais do músculo depressor do ângulo da boca, dirigidas transversalmente para o lado oposto.


Músculo MENTONIANO
Origem na fossa mentoniana; inserção na pele do mento. Ação: eleva e projeta o lábio inferior para frente.


Músculo RISÓRIO
Origem na fáscia do músculo masseter; inserção no ângulo da boca, na região de comissura labial. Ação: puxa lateralmente o ângulo da boca (sorriso e demais expressões).

3) Músculos da bochecha

Músculo BUCINADOR 
Origem na extremidade posterior do processo alveolar da maxila e no corpo da mandíbula. Inserção na região lateral do músculo orbicular da boca nos lábios superior e inferior. Não é um músculo superficial, ou seja, está situado abaixo de outros músculos, como o músculo masseter.  Ação: puxa lateralmente o ângulo da boca, fecha a rima bucal, comprime os lábios e a bochecha possibilitando, segundo alguns autores, assobiar, soprar e sugar. É um auxiliar importante na mastigação, pois mantém o alimento entre os dentes e reposiciona-o para ser novamente mastigado.

4) Músculos do orifício bucal

Músculo ORBICULAR DA BOCA 
Músculo complexo que contém fibras de diversos músculos faciais. Ação: auxilia em várias funções como: sucção ou sopro, mastigação, fala e expressões faciais; ele fecha e protrai os lábios.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais