Buscar

o que é coesão sequencial?

com se aplica no contexto 

💡 71 Respostas

User badge image

Euziana coelho correa

O texto não representa um simples emaranhado de palavras, dispostas de forma solta, desconexa. Seja ele constituído desta ou daquela intenção comunicativa, as partes que o compõem têm de estar entrelaçadas entre si, de modo a formar um todo lógico, preciso, coerente. Caso assim não se apresente, as ideias nele abordadas assemelhar-se-ão a uma colcha de retalhos, formada de partes desordenadas.

Dessa forma, texto tem tudo a ver com tessitura, entrelaçamento. Mas para que tal aspecto se manifeste de forma efetiva, a presença de alguns elementos, considerados elementares, é necessária. Entre eles, a coesão, responsável por atribuir clareza, precisão e objetividade ao discurso ora proferido. Assim, podemos defini-la como um conjunto de recursos linguísticos de que dispõe a língua, de forma a estabelecer as ligações necessárias entre os constituintes de uma frase, entre as orações de um período e entre os parágrafos de um texto. Trata-se de uma relação harmoniosa, a qual permite ao leitor uma leitura agradável, fazendo com que o texto não se torne repetitivo, tampouco enfadonho. Nesse sentido, a coesão se subdivide em referencial e sequencial.

43
Dislike5
User badge image

Euziana coelho correa

           A coesão sequencial, como indica o próprio nome, é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto, pode ser estabelecida por meio da coesão sequencial temporal e da coesão sequencial por conexão.   COESÃO SEQUENCIAL TEMPORAL          Indica o tempo dos fatos narrados em um discurso, a partir da ordenação linear dos elementos, de expressões que indicam continuação das sequências temporais, das partículas temporais e da correlação dos tempos verbais.           Assim, a sequenciação temporal pode ser obtida por:1.          ordenação linear dos elementos - é o que torna possível dizer                  Vim, vi e venci.      e não                  Venci, vi e vim.      ou                  Levantou cedo, tomou banho e saiu.      e não                  Saiu, tomou banho e levantou.2.          expressões que assinalam a ordenação ou continuação das sequências temporais:                 Primeiro vi a moto, depois o ônibus.                Os capítulos anteriores tratam da eletrostática: agora falaremos da eletrodinâmica, deixando os problemas do eletromagnetismo para ospróximos.3.          partículas temporais:                 Não deixe de vir amanhã.                 Irei ao teatro logo à noite.4.          correlação dos tempos verbais:                 Ordenei que deixassem a casa em ordem.                 Ordeno que deixem a casa em ordem.                 Paulo não chegou ainda embora tivesse saído cedo.                 O que ele dissesse estaria certo.

35
Dislike0
User badge image

Euziana coelho correa

Nos nossos posts anteriores, já vimos os conceitos básicos sobre coesão e estudamos três mecanismos importantes: coesão referencial, lexical e por elipse. Na aula de hoje, vamos analisar os dois processos coesivos que faltavam:

  • COESÃO SEQUENCIAL
  • COESÃO RECORRENCIAL

 

COESÃO SEQUENCIAL

coesão sequencial se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito por procedimentos demanutenção e progressão temática. Na prática, é aquela que se estabelece por meio de conectivos, cuja função é, basicamente, ligar as frases e estabelecer uma relação de sentido entre elas.

Vejam a tirinha a seguir:

31
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais