Buscar

qual a diferença de contrato unilateral e contrato sinalagmático?

Respostas

17 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Vania Ferreira

Unilateral é o que “apenas um dos contraentes assume deveres em face do outro”, tal como na doação pura e simples, em que só o doador tem deveres e o donatário somente auferirá vantagens. Outros exemplos são o mútuo, o comodato, o depósito, o mandato e a fiança. Sinalagmático é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral; desta forma, quando os contratantes – credor e devedor- ao realizarem o negócio jurídico produzirem direitos e deveres para ambos – simultaneamente e de forma recíproca; pode-se observar a existência do sinalagma, como ocorre na compra e venda (o comprador, para receber algo, terá que pagar o preço da coisa; o vendedor tem o dever de entregar algo, bem como tem o direito de receber por aquilo que foi vendido
0
Dislike0
User badge image

Roberta Andrade

O Contrato Unilateral cria obrigação unicamente para uma das partes, todos usam o exemplo da doação pura, apenas uma das parte tem uma obrigação. Outrossim, o Sinalagmático é o sinônimo do contrato bilateralonde as prestações são recíprocas estando a obrigação de um dos contraentes atrelada a do outro, como por exemplo o contrato de compra e venda, uma das partes tem a obrigação de disponibilizar a coisa, e a outra parte a obrigação de pagar a quantia. :)

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Primeiramente, não devemos nos deixar enganar pelo nome: no contrato unilateral e no contrato bilateral (ou sinalagmático) existe a participação de duas ou mais pessoas, que estabelecem o contrato a partir de um acordo de vontades.

Em segundo lugar, devemos tratar da diferença, haja vista a percepção da semelhança apontada acima. No contrato unilateral, apenas uma das partes assume deveres e obrigações, enquanto o contrato bilateral ou sinalagmático estabelece a reciprocidade de deveres e obrigações.

O contrato sinalagmático ou bilateral é a regra. Por exemplo, quando se estabelece um contrato de locação, ao locador compete disponibilizar o bem locado sem quaisquer embaraços para uso do locatário que, por sua vez, deve pagar contraprestação, qual seja: o aluguel. (deixaremos de tratar de todos os direitos e deveres de locadores e locatários por fins didáticos).

No contrato unilateral temos como exemplo a doação pura (art. 538, do Código Civil), por meio da qual o doador transfere ao donatário bens ou vantagens que compunham seu patrimônio, sem exigência de qualquer contraprestação. Observemos:

"Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina