Buscar

Competência da Justiça do Trabalho

Uma categoria de servidores públicos vinculados a um determinado Estado por regime jurídico estatutário, entendendo que os seus vencimentos não são compatíveis com o grau de responsabilidade envolvido nas atividades que exercem, por serem inferiores àqueles percebidos por outras categorias que desempenham atividades semelhantes, deflagra uma greve pleiteando reajuste remuneratório. Entendendo que a greve em curso é abusiva, o Estado ajuíza dissídio coletivo perante o Tribunal Regional do Trabalho respectivo, requerendo entre outras coisas, que seja a greve declarada abusiva e determinado o retorno dos servidores ao trabalho.

 

Nessa hipótese, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Regional do Trabalho deverá 

 a)
determinar a inclusão do Ministério Público do Trabalho no polo ativo da ação proposta, já que, por se tratar de greve em atividade essencial, apenas esse possuía legitimidade para propor o dissídio, e reconhecer sua incompetência para apreciar a questão, determinando a remessa do dissídio analisado à justiça comum. 
 
 b)
extinguir o dissídio sem resolução do mérito, já que a greve realizada por servidores públicos é considerada greve em atividade essencial, pelo que apenas o Ministério Público do Trabalho poderia ajuizar dissídio coletivo. 
 
 c)
em homenagem à duração razoável do processo e à celeridade processual, intimar o Ministério Público do Trabalho para que informe se deseja ingressar no polo ativo da ação proposta, uma vez que, por se tratar de greve em atividade essencial, apenas esse possui legitimidade para o ajuizamento de dissídio coletivo.  
 
 d)
conceder o reajuste pleiteado pelos grevistas, em respeito ao princípio da isonomia, tendo em vista a existência de outras categorias que desempenham atividades semelhantes e recebem vencimentos superiores. 
 
 e)
reconhecer sua incompetência para conhecer da questão, cabendo ao Tribunal de Justiça do Estado apreciar o dissídio coletivo proposto.  
 
 
 

Respostas

User badge image

Ana Luiza Rodrigues

Resposta E

Competência para julgar dissídio coletivo de greve:

 - Pessoas jurídicas de direito público (vínculo estautário - ADI 3395 ou celetista - RE 846854): Competência da justiça comum (federal ou estadual).

- Pessoas jurídicas de direito privado (empresas públicas e sociedades de economia mista): Competência da Justiça do Trabalho. 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Letra A - O Artigo 114, §3º, da Constituição Federal determina que o Ministério Público do Trabalho é competente para ajuizar, perante a Justiça do Trabalho, dissídio coletivo em casos de greves envolvendo atividades essenciais. Ocorre que em nenhum momento a questão faz alusão à essencialidade das atividades desenvolvidas pelos grevistas. Opção INCORRETA.

Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar

§ 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito.

Letra B. O Ministério Público do Trabalho é apenas um dos legitimados, e não o único a propor o dissídio coletivo em caso de greve de trabalhadores de serviços essenciais. Além disso, como já levantado anteriormente, a questão não faz referência alguma à essencialidade das atividades dos grevistas, e não são todos os serviços públicos que carregam esta característica. Opção INCORRETA.

Letra C. Conforme comentário anterior. Opção INCORRETA.

Letra D. A Súmula Vinculante n.º 37, do Supremo Tribunal Federal, estabelece de forma clara que o Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores sob o fundamento da isonomia.

Letra E. É o que o STF decidiu na ADI 33956, na qual ficou estabelecido o afastamento da competência da Justiça do Trabalho para julgar ações de cunho trabalhista envolvendo servidores públicos estatutários. Opção correta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina