Buscar

O trecho abaixo foi retirado da obra de Antonil

O trecho abaixo foi retirado da obra de Antonil, "Cultura e Opulência no Brasil": ¿O ser Senhor de Engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino. Porque engenhos há na Bahia que dão ao senhor quatro mil pães de açúcar e outros pouco menos, com cana obrigada à moenda, de cujo rendimento logra o engenho ao menos a metade, como qualquer outra, que nele se livremente se mói; e em algumas partes, ainda mais que a metade¿. Qual das alternativas abaixo refere-se corretamente ao trecho acima:
 
  Antonil, no trecho destacado, analisa a decadência dos engenhos baianos.
  No trecho acima, Antonil põe em destaque a mão-de-obra escravista utilizada no engenho.
  O trecho evidencia o poder limitado dos senhores de engenho da Bahia.
  O trecho refere-se à economia açucareira, tema que recebeu destaque na obra de Antonil.
  Para Antonil, ser fidalgo no reino era uma posição de maior prestígio que ser senhor de engenho na América.

Respostas

User badge image

Rodrigo Ramos

SIm

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para essa questão será analisado o texto em disposição, além de estudar o brasil colônia e sua economia e política.

No texto exposto, o autor frequentemente se remete ao sucesso e prestígio que é obtido ao ser nomeado senhor de engenho. Para ser nomeado para tal posição, o indivíduo deve ser próximo da coroa portuguesa e ter prestado serviços de boa qualidade que sejam digno da nomeação de um título na colônia. A nomeação levava ao direito de administrar uma terra que deveria produzir lucro através de determinada atividade.

No caso do Brasil Colônia, tal atividade era, inicialmente, a plantação de cana-de-açúcar para a produção de açúcar em engenhos que sustentava grande parte das exportações da colônia para a metrópole. Forma-se, então, na colônia, uma economia voltada para a produção de açúcar, o que é amplamente retratado na obra de Antonil.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina