Buscar

Explique bioquimicamente porque uma pessoa morre devido artificialmete por monóxico de carbono.

Respostas

50 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Lucas Luan Tonelli

O monóxido de carbono é um óxido neutro extremamente letal: se inalado em altas concentrações (acima de 400 partículas por milhão) pode matar por asfixia. Isso ocorre porque, ao ser inspirado, o monóxido de carbono é capaz de estabelecer ligações químicas altamente estáveis com ahemoglobina das hemácias, formando a carboxiemoglobina (HbC), o que as impossibilita de transportar oxigênio em todo o processo de respiração. Por isso, esse óxido foi muito utilizado naSegunda Guerra Mundial pelos nazistas para extermínio dos judeus nas câmaras de gás. Como é desprovido de cheiro e cor, a presença do monóxido de carbono não é facilmente percebida, por isso, o gás é comumente taxado como assassino silencioso.

A inalação de pequenas doses do monóxido de carbono, em geral, pode causar dores de cabeça, vertigens, tontura, fraqueza, irritação aos olhos, distúrbios de visão e perda da aptidão manual. A exposição a quantidades moderadas pode acometer os sistemas nervoso e cardiovascular e levar o indivíduo ao coma. O monóxido de carbono é incompatível com oxigênio, cloroóxido nitroso,acetileno e fluorine, e forma carbonilas tóxicas e inflamáveis ao reagir com metais.

2
Dislike0
User badge image

Luisa Nunes

O monóxido de carbono é um óxido neutro extremamente letal: se inalado em altas concentrações (acima de 400 partículas por milhão) pode matar por asfixia. Isso ocorre porque, ao ser inspirado, o monóxido de carbono é capaz de estabelecer ligações químicas altamente estáveis com a hemoglobina das hemácias, formando a carboxiemoglobina (HbC), o que as impossibilita de transportar oxigênio em todo o processo de respiração.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão devemos aplicar nosso conhecimento em bioquímica.


O monóxido de carbono quando inalado causa intoxicação. As moléculas de carbono possuem uma afinidade muito grande com a hemoglobina, segundo estudos, cerca de 240 vezes mais do que o oxigênio. Quando o gás é inalado é absorvido pelos pulmões, passando pelas membranas alveolares, capilar e placentária, logo em seguida vai para corrente sanguínea entrando em contato com a hemoglobina. A partir daí, há uma redução de liberação de oxigênio, porque as moléculas de carbono envolvem a hemoglobina impedindo o transporte de oxigênio levando assim, a morte por asfixia.


Portanto concluímos que uma pessoa pode vir a óbito quando inala monóxido de carbono porque essas moléculas impedem que o oxigênio seja levado para o corpo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina