Buscar

Qual a contribuição do conhecimento Aristotelico na nossa sociedade conteporânea?

Respostas

User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Na verdade, a sociedade contemporânea NEGA as contribuições do conhecimento de Aristóteles.
Aristóteles separava as relações de causa e efeito (o que provocou o quê) em 4:
*Formal - Diferenciamos os objetos pela diferença entre suas formas. Ex.: Graças a isso sabemos que uma mesa não é um cachorro, mesmo que ambas tenham quatro "pernas", e etc.
*Material - Cada coisa é feita de algum tipo de material ou combinação de materiais. Ex.: Seu celular tem componentes de metais e plástico; seu corpo é, em grande parte, Carbono e Água, etc.
*Eficiente - Cada coisa que existe só foi possível por causa de alguém ou alguma situação que fez aquilo possível. Ex.: Você só existe porque seus pais tiveram relações sexuais. O iPhone só existe porque Steve Jobs existiu, etc.
*Final - A razão de existir de um objeto teve que ser pensada por alguém pra ser criada, ou o objeto não teria razão de existir. Ex.: nem a forma, nem a matéria, nem a origem (causa eficiente) do bolo de aniversário explica porque sua mãe o fez pra você. A causa final é que ela quis te agradar fazendo isso; as pessoas só fizeram aviões porque queriam voar e nós só estamos aqui porque nossos pais se sentiram atraídos o bastante pra nos fazer.
Apesar de tudo isso fazer total sentido, parte da sociedade nega que haja causa formal para diferenciar homens e mulheres (e tentam te convencer que vc não é o que é e sim o que sente); nega que haja causa material já que todas as partículas diferentes no universo supostamente surgiram de uma única partícula; nega que haja causa eficiente para que as pessoas se tornem boas ou más (meritocracia não costuma levar em conta que em alguns lugares vc só têm más opções); nega que haja causa final para nossa sexualidade (um propósito e um jeito certo de lidar com isso); nega que Deus possa ser tanto a causa eficiente quanto a causa final da vida substituindo-o pela evolução como causa eficiente e negando que a vida humana tenha uma causa final (o nome dessa negação específica é Niilismo).
A principal contribuição de Aristóteles foi no campo da Lógica através de um tipo de estudo que ele nomeou como "Metafísica" (ou seja, a compreensão das coisas para além do físico - fica fácil de entender se vc comparar o mundo físico com o hardware e a lógica como o software)... E justamente a maior contribuição de Aristóteles vai sendo todos os dias jogada no lixo em todo mundo: desde a igreja católica que inventou, sabe lá Deus como, que a Bíblia se interpreta por Aristóteles e não pelo próprio texto; passando pelo progressismo moral da mídia apoiando tudo que é desejo maluco em nome de "ser feliz", como se tudo fosse bom e certo no mesmo nível; entrando em nossas escolas que ensinam mais os erros dos cientistas e teorias que ninguém poderia testar ou provar de fato ao invés de nos ensinar a falar direito, calcular, ser limpinho e legal com as pessoas e construir coisas que elas precisam mesmo; até supostos filósofos que brigam na Internet se a Terra seria plana ou não.
4
Dislike0
User badge image

Jean Paolo Martins de Oliveira

Aristóteles também escreveu sobre política, psicologia, poesia, ética e física mas pouca coisa foi preservada e sua física não era tão boa quanto a de Newton. De modo que o que chegou de fato pra nós de forma mais coerente foram as contribuições dele para a Lógica Formal e estudos das categorias de causa, como expliquei anteriormente. Até porque Aristóteles é considerado "o pai da lógica".
4
Dislike0
User badge image

Alex Delarge

Que o homem é um animal político submetido ao Estado e que a verdadeira humanidade só é adquirida pela sociabilidade! Há contribuição maior do que isso?

0
Dislike2

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina