Buscar

A % de glicosídeos cianogêncos na mandioca, faz com que ela seja classificada em mansa ou brava. Quais as 2 maneiras de inativar esses glicosídeos?

Consulte o material enviado sobre mandioca na disciplina pertinente.

Respostas

User badge image

Maria Clara Santos Barbosa Costa

Imersão em água, ou na volatilização da alfa-hidronitrila, como a maceração, absorção da água, fervura, torrefação ou fermentação das raízes, ou ainda a combinação desses processos. A etapa de maceração combinada com o tempo de exposição em água e temperatura é de extrema importância, pois ela define o ponto crítico de controle relacionado ao teor de compostos cianogênicos. Na fabricação de farinha de mandioca, a temperatura de torrefação também atua como ponto crítico de controle.
2
Dislike0
User badge image

Maria Clara Lopes Almeida

Há várias métodos de inativar os glicosídeos cianogênicos na mandioca, como o uso da temperatura certa, a dissolução em água, o uso de equipamentos que quebrará partículas ativas de glicosídeos ou na estufa industrial á 60°C.
2
Dislike0
User badge image

Sabrina Barbosa

Os glicosídeos cianogênicos estão presentes em uma série de espécies vegetais. Algumas fontes destes glicosídeos, que são consumidos habitualmente pelo homem: mandioca, batata doce, broto de bambu, alecrim, ervilhas e feijões (feijão de Lima ou de manteiga), etc. A enzima ß- glicosidase é inativada pelo calor, mas a linamarina é estável ao aquecimento. Neste caso, ela pode ser convertida em seus subprodutos (glicose, HCN e acetona) pela ação enzimática produzida pela flora intestinal.

2
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina