Buscar

Peça n º 02 (Contestação C Reconvenção)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA ELETIVA AULA 4
Peça Prático-Profissional
Marcos Andrade, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado na Cidade e Comarca de São Paulo, em 02/02/2020, caminhava tranquilamente pela Rua das Roseiras, Vila das Palmeiras, Osasco/SP, quando foi surpreendido por Docinho, cachorro da raça Rottweiller, que abocanhou- lhe subitamente o rosto causando-lhe sérios danos. Transeuntes impediram que o cachorro o matasse, tamanha era sua fúria. Encaminhado para o hospital, Marcos foi submetido à cirurgia de reconstrução facial. Em decorrência dos danos causados, ficou afastado de suas atividades de motorista de aplicativo por 4 meses. Ademais, gastou R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) com remédios.
Diante do ocorrido, Marcos promoveu Ação de Indenização de Danos Materiais, Morais e Estéticos em face de Renato Antunes, proprietário de Docinho, sob nº 123456789, distribuída perante a 2ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado de São Paulo. Alegou, em suma, que a responsabilidade objetiva do proprietário o incumbe da indenização pelos danos causados pelo animal, inclusive os lucros cessantes. Manifestou ainda o desinteresse pela realização da audiência de conciliação.
Renato, citado em 02/10/2020 (sexta-feira), por carta em que foi dispensada a audiência de conciliação, o(a) procura como advogado(a) e informa que na verdade, Marcos pulou o muro de 2,00 metros de sua residência e ao tentar ingressar na casa foi impedido por Docinho que, apesar de ser dócil, estava defendendo a casa. Entregou-lhe ainda os dados de 3 (três) vizinhos que são testemunhas do ocorrido. Ademais, apresentou os comprovantes dos gastos com o veterinário na data do ocorrido, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), pois Marcos a machucou e deseja receber o valor gasto. Renato, não tem interesse na conciliação.
Diante deste fato, na qualidade de advogado (a) constituído (a) por Renato Antunes, elabore a peça processual cabível para defender seus interesses, indicando seus requisitos e fundamentos. Considere que o aviso de recebimento da carta de citação foi juntado aos autos no dia 29/10/2020 (quinta-feira) e que dia 02/11 (segunda-feira) foi feriado de Finados.
Obs.: a peça deve abranger todos os fundamentos de Direito que possam ser utilizados para dar respaldo à pretensão. A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não confere pontuação.
1. Quem é seu cliente?
2. Qual a fase que se encontra esse processo?
3. O que seu cliente está objetivando?
4. Quais artigos de lei você consideraria para a elaboração de sua peça?
5. Você faria um pedido de tutela provisória? Se sim, qual seria a tutela requerida? Explique.
6. Neste caso, você pediria gratuidade da justiça?
7. Elabore a peça em referência

Mais conteúdos dessa disciplina