Buscar

Questionário enzimas

Prévia do material em texto

1.As enzimas são proteínas com função de catalisar reações químicas, elas reconhecem seus substratos através da:
Conformação tridimensional das proteínas.
1. Explique atividade catalítica.
É a velocidade de uma reação enzimática. Na sua forma ativa ela pode estimular ou inibir uma reação química.
2. Qual a temperatura que as enzimas humanas funcionam bem?
35-38 ºC. Abaixo de 35 a velocidade é baixa para que ocorra reação química, dos 35 aos 38 a temperatura ideal e sua atividade é máxima, acima disso como a estrutura é proteica ela começa o processo de desnaturação e a velocidade diminui novamente.
4.Quando aumentamos gradativamente (0-100 C) a temperatura do meio em que se encontra uma enzima humana, qual será sua atividade catalítica?
Após os 35 graus Celsius sua atividade estará máxima. Tão logo, após os 38 ela voltará a desacelerar. Aumenta, atinge seu ponto máximo e depois diminui 
6. O metal pesado Hg++ (mercúrio) reage com grupos químicos não localizados no centro ativo das enzimas do nosso organismo através de ligação não covalente. Ainda assim, na presença deste metal a enzima não consegue converter o substrato específico dela em um produto, a menos que o metal se desligue da enzima.  Sendo assim, bioquimicamente o metal Hg++ é:
Quando o composto químico não está localizado no centro ativo da enzima, significa que ele é alostérico, se a ligação não for covalente é porque a reação é reversível. Se o composto i. Impede a enzima de sua atividade então ele é um inibidor logo, um metal hg++ é um inibidor alostérico reversível.
7. Vários medicamentos atuam como inibidores enzimáticos. A lovastatina é um deles. Ela se liga de forma não covalente no sítio ativo da enzima 3-hidroxi 3- metilglutaril-coenzimaA (HMG-CoA) redutase, que é a responsável pela etapa inicial da síntese de colesterol. Por isso, é considerado um agente redutor do colesterol no organismo. Essas características evidenciam que a lovastatina é um inibidor enzimático do tipo:
Competitivo porquê é localizado no centro ativo e reversível, uma vez que a ligação não é covalente.
8.
	 A pepsina é uma enzima digestiva produzida no estômago (pH 2,0). Sua função é digerir proteínas em peptídeos mais simples.  Durante o processo digestivo, a pepsina é conduzida juntamente com o bolo alimentar (quimo) até o duodeno (pH=6,0).  Assinale a alternativa verdadeira:
O ph altera as estruturas proteicas, apenas a estrutura primária é preservada.
9.  febre alta (acima de 40ºC) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Explque:
Temperatura alta também é fator para que o processo de desnaturação ocorra e se a febre atingir as enzimas do sistema nervoso irá perder suas funções pois a estrutura tridimensional foi perdida.
10. O que é um cofator? dê um exemplo.
Cofator enzimático é quem ativa algumas enzimas. Ex. Hexoquinase usa o íon de magnésio para estar na forma ativa, sem esse cofator as enzimas ficam inativas.
11.Conceitue cofator, coenzima, apoenzima, holoenzimas e grupo prostético.
Cofator são moléculas pequenas orgânicas e inorgânicas que faz a ativação da enzima, para ela realizar sua função catalítica.
Coenzima a porção não proteica.
Apoenzima é a estrutura proteica da enzima.
A holoenzima é o conjunto da porção proteica e a não proteica, holoenzima é o mesmo que a enzima. Coenzima+apoenzima=holoenzima.
Grupo prostético é a porção da macromolécula que é uns grupos não proteicos interagindo com átomos e moléculas.

Mais conteúdos dessa disciplina