Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Educação das Relações Étnicos - Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Educação das Relações Étnico-Raciais.
NOME
RA
Pedagogia
Uma possibilidade para Teresa desenvolver seu planejamento de modo criativo seria utilizar elementos culturais para mobilizar a aprendizagem das crianças. De acordo com Vigotsky (2009), a cultura exerce um papel fundamental no desenvolvimento humano, pois é por meio dela que os indivíduos constroem seu conhecimento e se desenvolvem como seres sociais.
Uma atividade que pode ser utilizada para explorar elementos culturais é a produção de um mapa mental coletivo, que pode ser construído pelos alunos a partir de suas vivências e experiências culturais. Nessa atividade, cada aluno pode trazer elementos culturais que considera importante para compor o mapa mental coletivo, como músicas, danças, comidas típicas, festas populares, entre outros.
Além disso, é possível utilizar elementos culturais como tema de projetos interdisciplinares, que envolvam diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, um projeto sobre a cultura indígena pode envolver história, geografia, língua portuguesa e artes, abordando aspectos como a história doso povos indígenas, sua organização social, línguas e dialetos, artefatos culturais, entre outros.
Segundo Araújo (2012), atividades que envolvem elementos culturais possibilitam aos alunos a construção de uma identidade cultural, desenvolvem a criatividade e a sensibilidade artística, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
REFERÊNCIA:
ARAÚJO, U. F. Cultura e arte na escola: reflexões e práticas pedagógicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Ambiental, v. 30, n. 1, p. 94-107, 2012.
História e cultura africana e indígena nas escolas. Fiocruz.br. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-e-cultura-africana-e-indigena-nas-escolas>. Acesso em: 29 mar. 2023.
UniAGES Centro Universitário Licenciatura em Educação Física LUZIA MAÍRES SILVA ALVES BRINCADEIRAS E JOGOS DE RAÍZES AFRICANA E INDÍGENA EM POÇO REDONDO (SE) Paripiranga 2021. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17218/1/TCC%20-%20Luzia%20Ma%C3%ADres...pdf>.
VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Continue navegando